Governo pretende facilitar consignado barato para aposentados
O governo federal quer aquecer a economia, facilitando crédito consignado a juros baixos para aposentados

Publicado em: 17/03/2020 às 16:32 | Atualizado em: 17/03/2020 às 16:32
O governo federal pretende abrir uma linha de crédito consignado para aposentados e pensionistas com juros menores. De acordo com o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco (foto), o objetivo é aliviar os efeitos da crise gerada pela disseminação do coronavírus.
A decisão cabe ao Ministério da Economia. Pois, é a pasta quem deve diminuir os juros e aumentar o prazo para os inativos.
A mudança tem sido discutida com o Banco Central e deve ser apresentada até esta terça-feira (17). No entanto, o governo ainda não decidiu qual será o prazo nem o novo patamar do teto de juros.
Segundo o governo, esse assunto será tratado em reunião do Conselho Nacional de Previdência, por videoconferência, nesta terça.
Atualmente, a taxa de juros não pode ser maior do que 2,08% ao mês. Isto porque a cobrança média, hoje, é de 1,8%, de acordo com o Banco Central.
Para mudar o porcentual máximo a ser cobrado, é preciso uma resolução do Conselho Nacional de Previdência,uma vez que não há necessidade de projeto de lei.
Leia mais no Correio Braziliense
Foto: Câmara dos Deputados/arquivo