É delicado o estado de saúde do autor da toada Tic tic tac
O pescador Braulino Lima compôs a toada em Parintins em 1993 e três anos depois a música virou sucesso em vários países da europa

Neuton Correa
Publicado em: 30/01/2020 às 08:46 | Atualizado em: 30/01/2020 às 08:55
Por Neuton Corrêa, da Redação
É delicado o estado de saúde do compositor Braulino Lima (de boné na foto destacada), de 81 anos de idade, autor da toada de boi bumbá de Parintins mais conhecida do mundo: Tic tic tac.
Ele sofre de mal de Parkinson e enfrenta a fase mais aguda da doença.
Braulino já não anda, ouve com dificuldades e não consegue mais falar. Apenas balbucia algumas palavras.
O relato é do compositor Inaldo Medeiros, que esteve com Braulino na última segunda-feira, dia 27.
“Fui lá porque a família está pedindo orações para ele”, disse Medeiros, que conviveu muito próximo com o colega de Garantido nas décadas de 1980 e 1990, quando as composições deles fizeram sucesso no boi da Baixa de São José.
“Até queria fazer uma foto na segunda-feira, mas ele está muito debilitado”, acrescentou Inaldo.
Braulino compôs Tic Tic Tac para o boi bumbá Garantido em 1993, mas a música só explodiu três anos depois quando o grupo Carrapicho, liderada por Zezinho Correia, consquistou a Europa com grande sucesso na França.
O Hit chegou a ficar por três semanas entre as mais tocadas naquele país e ganhou o Disco de Diamante com a até então marca de 1 milhão cópias vendidas, só na França.
Além de divulgar a festa dos dois bois de Parintins em vários idiomas, inclusive no russo, a toada também transformou o modo simples de vida de Braulino, que, com a música, comprou uma fazenda, barcos e alguns imóveis na cidade.
Esquecimento
Apesar desse sucesso mundial, no auge da composição, Braulino pouco ou quase nada teve de reconhecimento público pela obra, quer seja em Parintins ou no Estado do Amazonas.
Foto: Facebook, Inaldo Medeiros (de óculos escuros), em 3 de maio de 2019