CGU cassa aposentadoria de ex-presidente petista da Petrobrás
José Sérgio Gabrielli era alvo de processo na CGU por prejuÃzo na compra de refinaria nos EUA.

Publicado em: 26/12/2019 Ã s 11:11 | Atualizado em: 26/12/2019 Ã s 11:11
A Controladoria-Geral da União (CGU) cassou a aposentadoria que o ex-presidente da Petrobrás durante governos petistas, José Sérgio Gabrielli, recebia como professor da Universidade Federal da Bahia. As informações são do G1.
Gabrielli era alvo de um processo administrativo na CGU aberto após uma auditoria do órgão apontar prejuÃzo de US$ 659,4 milhões na compra, pela Petrobrás, da refinaria de Pasadena, nos EUA, em 2006, época em que ele era o presidente da estatal.
A decisão foi publicada na edição da terça-feira, dia 24, do Diário Oficial da União e foi assinada pelo ministro da CGU, Valmir Gomes Dias.
A CGU informou que o processo administrativo disciplinar, aberto em 2015, foi penalizado com base na lei que trata do regime jurÃdico de servidores públicos federais.
Gabrielli foi enquadrado nos itens que tratam de prática de improbidade administrativa e de lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional. De acordo com o G1, não é possÃvel afirmar, porém, se a cassação da aposentadoria ocorreu dentro desse mesmo processo administrativo.
Leia mais
Petrobrás anuncia sua saÃda do Amazonas a partir do próximo ano
Foto: Lucio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados