Careiro da Várzea ganha destaque no Ministério da Cidadania

Neuto Segundo
Publicado em: 26/06/2019 às 12:10 | Atualizado em: 26/06/2019 às 12:11
O município de Careiro da Várzea, a 29 quilômetros de Manaus, ganhou destaque no Ministério da Cidadania por seus bons resultados junto ao programa Criança Feliz.
Lançado em 2016 e implantado na cidade em 2017, o programa faz visitas domiciliares para promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância e busca alinhamento em ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.
Recentemente, técnicos da assistência social do Rio Grande do Sul conheceram o desenvolvimento das ações locais.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Conceição Leite, no início das atividades, a equipe tinha apenas três visitadores e uma coordenadora, hoje a capacidade de atendimento foi dobrada. Ela destacou que nas visitas são observadas as vulnerabilidades sociais para, então, ser feita elaboração de orientação às famílias.
A coordenadora do programa no município, Cristiane Ferreira, disse que apesar das dificuldades, principalmente no período de cheia dos rios, as visitas domiciliares não deixam de ser realizadas.
“Temos uma população alta de jacarés no município, aí, a gente precisa ter todo esse cuidado. Nós temos praticamente 78% das famílias que sobrevivem da agricultura, da agropecuária e da pesca, esse é o meio de subsistência de quase todo o município”, ressaltou.
Reconhecimento
Em 2018, Carreiro da Várzea recebeu um prêmio pelo destaque do programa, entregue pelo Ministério do Desenvolvimento, juntamente com outros municípios do Brasil.
Cristiane conta que o município foi destaque pelo bom funcionamento, operacionalidade do sistema e pelas visitas comprovadas in loco pelo próprio Ministério do Desenvolvimento.
“A equipe conseguiu a identificação de famílias com crianças de 2 anos que não tinham nem certidão de nascimento, que estavam sem vacina, que precisavam ser inseridas no Benefício de Prestação Continuada, o que nós conseguimos por meio do programa Criança Feliz”.
Leia mais:
Júnior Leite reestrutura AAM para melhorar serviços no interior
Atendimento
De acordo com a coordenadora do Criança Feliz no Amazonas, Lilian Gomes, o programa acompanha mais de 8.500 pessoas, entre elas gestantes, crianças menores de 3 anos e crianças portadoras de necessidades especiais de até 6 anos.
Segundo dados do Ministério da Cidadania, no município são atendidas 150 pessoas , 113 gestantes, 23 crianças de até 3 anos e uma criança de 6 anos.
Foto: Divulgação/Secom