Deputado propõe homenagem na ALE-AM ao Instituto Mamirauá

Neuton Correa
Publicado em: 25/05/2019 às 05:30 | Atualizado em: 25/05/2019 às 05:30
Em comemoração aos 20 anos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), o deputado estadual Álvaro Campelo (PP) propôs esta semana uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM).
A organização é responsável por um dos projetos mais respeitados do mundo de manejo de pirarucu, porque, ao mesmo tempo em que protegeu a espécie da pesca indiscriminada, conseguiu gerar emprego e renda com a captura do maior peixe de água doce do mundo.
Conseguiu isso conscientizando e pescadores e a população do interior de só pescar o pirarucu de cardumes e lagos manejados.
A solenidade pelo parlamentar é em reconhecimento aos relevantes serviços de conservação, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social sustentável, impulsionado pelo Instituto no interior do Amazonas.
Sediado no Município de Tefé, o instituto desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, com foco na região do médio Solimões, abrangendo os municípios de Uarini, Fonte Boa e Maraã, Jutaí e Alvarães.
Para o deputado, o trabalho do IDSM tem sido fundamental para a economia dos moradores da região.
“Dar condições para que o homem do interior possa fazer o uso responsável da natureza a fim de garantir seu sustento, sem dúvida, é uma das maiores contribuições que o Instituto Mamirauá tem dado ao nosso estado e ao planeta, ao longo desses 20 anos”, concluiu Álvaro Campelo.
Atualmente, o IDSM conta com 300 profissionais, que atuam em 6 projetos, por meio de 12 grupos de trabalho, com o suporte de nove laboratórios em 8 bases de pesquisa.
Foto: Divulgação