Só Folha e El País podem entrevistar Lula hoje, decide Lewandowski

Publicado em: 26/04/2019 às 11:05 | Atualizado em: 26/04/2019 às 11:05
Os jornalistas Florestan Fernandes Júnior, do El País, e Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, são os únicos que podem entrevistar, com exclusividade, o ex-presidente da República Lula da Silva (PT) na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, na manhã desta sexta, dia 26. A decisão é do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Esclareço que a decisão da corte se restringe exclusivamente aos profissionais da imprensa supramencionados, vedada a participação de quaisquer outras pessoas”, decidiu o ministro.
Lewandowski é o relator dos pedidos de entrevista depois que o presidente do STF, Dias Toffoli, liberou o ex-presidente petista para falar com os veículos da imprensa mesmo na condição de condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro apurados na operação Lava Jato.
A decisão de Lewandowski, de dar exclusividade a esses veículos, atende pedido feito pela defesa de Lula para que ele fale apenas com quem desejar. E, por consequência, cassa ordem do superintendente da Polícia Federal, que já tinha preparado sala para que o preso falasse com outros jornalistas.
Leia mais
Odebrecht revela à Lava Jato quem é o “Amigo do amigo do meu pai”
Abortada ideia da Polícia Federal
“Com o fim de dar integral cumprimento ao contido naquela decisão, em especial aos direitos constitucionais relativos ao livre exercício da profissão, liberdade de imprensa e do pensamento, assim como o da publicidade dos atos administrativos que não estiverem sob necessidade do sigilo, autorizo a presença de outros jornalistas, além daqueles já nominados na referida decisão…”, diz trecho da ordem do dirigente da Polícia Federal.
Fernandes Júnior e Mônica Bergamo tentavam essa entrevista desde setembro do ano passado, quando tiveram pedidos negados sob alegação de que Lula poderia influenciar o pleito que ocorreria no mês seguinte.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais
Toffoli perde na censura, mas libera Lula para conceder entrevista
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil