Vice-governador recebe comando de greve dos professores

Seduc e greve professores

Publicado em: 22/04/2019 às 18:15 | Atualizado em: 22/04/2019 às 18:16

Representantes de movimentos sindicais de professores da rede estadual de ensino reúnem nesta terça-feira, dia 23, com o governador em exercício, Carlos Almeida Filho (PRTB).

Esta será a primeira vez que estarão juntos na mesma reunião representantes do Governo do Estado, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Siteam), do Sindicato dos Professores e Pedagogos das Escolas Públicas do Ensino Básico de Manaus (Asprom Sindical).

Na pauta, a continuidade das negociações da data-base da categoria que motivou a paralisação que já dura oito dias.

Hoje, os representantes do Sinteam, Asprom Sindical e do comando de greve conversaram com o secretário de Estado da Educação (Seduc), Luiz Castro, que garantiu a correção, em 3,93%, da data-base aos servidores da área da educação.

 

Leia mais 

Wilson garante data-base, mas LRF impede 15% de reajuste

Castro ainda entregou aos representantes do movimento documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas (Sefaz) em que o Estado expõe as razões pelas quais está impedido de conceder reajuste acima da inflação neste ano. Ao ultrapassar o limite de gastos com pessoal, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impede que o Governo conceda ganho real à categoria.

 

Segundo o secretário da Seduc, as demais demandas apresentadas pelo movimento já estão em estudo para execução em curto, médio e longo prazos, a exemplo da ampliação do auxílio-alimentação, auxílio-localidade, vale-transporte para professores de 40 horas e o cumprimento do enquadramento vertical e horizontal no plano de carreiras da categoria.

 

*Com foto e informações da Secom.