Novo chefe da Suframa e bancada federal se encaram na quarta-feira

Menezes Coronel da Suframa

Publicado em: 11/03/2019 às 16:01 | Atualizado em: 11/03/2019 às 17:58

por Neuton Corrêa, da Redação

 

Após o clima hostil entre deputados e senadores e o novo superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Alfredo Menezes (PSL), no processo de nomeação do atual chefe da autarquia, ele e a Bancada Federal do Amazonas marcaram o primeiro encontro formal.

Será na quarta-feira, dia 13, em Brasília, na liderança do PSD, no Senado, às 10h30 (horário de Manaus).

Os parlamentares estão sendo convocados pelo coordenador da bancada, senador Omar Aziz (PSD).

No preenchimento do posto, Menezes rompeu com a tradição da partilha de poder do governo federal no Amazonas, ao ser ungido ao cargo pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (PSL), de quem é afilhado e colega de farda e pilotagem de caças das Forças Armadas.

No processo de nomeação, a Bancada Federal do Amazonas, que sempre participou das indicações no órgão, sequer foi ouvida. E ainda teve que ficar apenas observando o preenchimento dos outros cargos da cúpula da Suframa, que sempre acomodava aliados de parlamentares federais.

Menezes preferiu chamar para lhe auxiliar nas superintendências adjuntas três colegas de fardas, três coronéis da reserva que estão tendo os nomes avaliados pela Casa Civil da Presidência da República.

Dias antes, ele já havia esticado a corda com a bancada ao dar pouca importância ao bloco parlamentar, dizendo que esse apoio político precisava levar em conta bancada de outros estados.

Em contra-ataque, deputados reagiram e o deputado federal Sidney Leite (PSD) chegou a dizer que a “Suframa não é avião” e que “não basta saber pilotar”.

A tensão entre Menezes e os parlamentares foi tanta que o próprio presidente Jair Bolsonaro (PSL) chegou a ameaçar tornar sem efeito a nomeação do superintendente.

Na convocação feita pelo líder da bancada, não há informação dos assuntos específicos a serem tratados, apenas a informação o superintendente estará presente.

 

Foto: BNC AMAZONAS