Primeiro dia de saque de contas inativas do FGTS tem filas e dúvidas

Publicado em: 10/03/2017 às 11:37 | Atualizado em: 10/03/2017 às 11:37
Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começam nesta sexta-feira, dia 10, para cerca de 4,8 milhões de trabalhadores. Nesse primeiro lote, a retirada do benefício estará disponível até 10 de abril apenas para os nascidos entre janeiro e fevereiro.
Até as 11h da manhã, 300 mil trabalhadores já sacaram R$ 300 milhões das contas inativas. Como um mesmo trabalhador pode ter mais de uma conta inativa, o banco estatal calcula que foram feitos 700 mil pagamentos.
Antes das 7h as agências da Caixa Econômica Federal já estavam mais cheias do que o normal. Os primeiros clientes chegaram por volta de 6h. As agências estão fazendo uma espécie de triagem para saber quais contribuintes estão aptos a sacar e como realizar a operação, já que boa parte pode ser realizada no próprio autoatendimento, sem necessidade de passar pelo caixa. Entre os que madrugaram, estava quem já vai sacar e quem só quer tirar dúvida. Mas o destino do dinheiro é unânime: pagar dívidas.
Aexpectativa da Caixa Econômica Federal é de que os saques dessa liberação cheguem a R$ 6 bilhões. O número de pessoas com direito a retirada a partir deste mês corresponde a 16% do total.
Fonte: Estadão
Foto: Agência Estado