Nome de Lula é usado para simular preferência do eleitorado

Publicado em: 22/08/2018 às 18:25 | Atualizado em: 22/08/2018 às 18:25
O nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo usado em pesquisa simulada para avaliar a preferência do eleitor. Sem chance de ser candidato a presidente da República por condenação colegiada em segunda instância, Lula aparece em primeiro lugar com 39% contra Jair Bolsonaro em segundo com 19%.
Há, ao menos, 28% que afirmam votar em nenhum dos candidatos ou não sabem em quem votar.
Divulgada nesta quarta-feira (22), a pesquisa Datafolha considerou para análise dois cenários políticos com nomes distintos do PT.
Em uma situação, o candidato é o ex-presidente Lula, ficha suja e preso em Curitiba, e na outra é o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.
É a primeira pesquisa Datafolha após o registro das candidaturas à Presidência da República no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo.
O instituto diz que foram ouvidos 8.433 eleitores em 313 municípios, de 20 e 21 de agosto.
A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Simulação 1
Com Lula como candidato do PT, ele aparece com 39% das intenções de voto, Jair Bolsonaro (PSL) com 19%, Marina Silva (Rede) tem 8%, Geraldo Alckmin (PSDB) obteve 6%, Ciro Gomes (PDT) tem 5%, Alvaro Dias (Podemos): 3% e João Amoêdo (Novo), 2%
Os candidatos Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera (PSTU) aparecem com 1% das intenções de voto. João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) obtiveram 0%.
Os entrevistados que declararam que vão votar branco, nulo ou em nenhum dos nomes foram 11%. Outros 3% disseram não saber em quem votar.
Cenário 2
Condenado a 12 anos e um mês e cumprindo pena em Curitiba, Lula tem a candidatura questionada. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidirá se o registro do petista deve ser mantido.

Lula e seu eventual substituto na campanha Fernando Haddad
Foto: Reprodução/Plantão Brasil
Em caso de impugnação da candidatura, o nome considerado pelo PT é o de Haddad.
A pesquisa Datafolha considerou este cenário.
Com o ex-prefeito como candidato, Jair Bolsonaro (PSL) tem 22% das intenções de voto, Marina Silva (Rede), 16%, Ciro Gomes (PDT), 10%, Geraldo Alckmin (PSDB), 9%, Alvaro Dias (Podemos), 4% e Haddad, 4%.
Os candidatos João Amoêdo (Novo) e Henrique Meirelles (MDB) aparecem com 2%, Vera (PSTU), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e João Goulart Filho (PPL) com 1%, enquanto Eymael (DC) obteve 0%.
Os eleitores que declararam votar em branco, nulo ou nenhum dos nomes são 22%, enquanto não sabem 6%.
A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR- 04023/2018.
Fonte: Agência Brasil
Foto: reprodução/GGN