O apoio de Bi a Amazonino e o novo desenho político na Ilha

Publicado em: 20/08/2018 às 07:25 | Atualizado em: 20/08/2018 às 07:25

O adiado anúncio do prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB), de apoio à reeleição do governador Amazonino Mendes (PDT), e o consequente rompimento com seu ex-aliado Omar Aziz (PSD), não seguram o traçado de um novo desenho político em Parintins.

 

Vice

Para começar, de cara, Bi Garcia fica limitado a apoiar a candidatura a deputado estadual do seu vice-prefeito, Tony Medeiros, orientado por ele a ficar no partido de Omar. Neste caso, o convívio entre os dois, daqui para frente, deverá ser de distanciamento.

 

Emergente

O rompimento de Bi a Omar faz surgir um novo grupo político na Ilha, que possui o maior colégio eleitoral do interior do Estado. Por enquanto, esse grupo é liderado pelo empresário Dodó Carvalho, candidato a deputado federal pelo partido de Omar Aziz.

 

Emergente 2

Esse bloco de oposição poderá ter também em 2020 o empresário Saullo Viana, que disputa vaga de deputado estadual este ano, mostra capacidade de articulação e não tem escondido de interlocutores que pretende estar em campanha nas eleições municipais que se aproximam. Saullo é do PPS, partido do arco de aliança de Amazonino, mas construiu sua campanha delimitando alto grau de distância de Bi Garcia.

 

Foto: BNC AMAZONAS