Disputa pelo cargo de PGJ tem cinco candidatos

Publicado em: 18/07/2018 às 16:08 | Atualizado em: 18/07/2018 às 16:08
A disputa pelo cargo de procurador geral de justiça recebeu cinco inscrições de membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM). O prazo de apresentação de candidatura terminou nesta terça-feira, dia 17. Os candidatos a substitutos de Fábio Monteiro são: o procurador de justiça José Roque Nunes Marques; e os promotores Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, Leda Mara Nascimento Albuquerque, Reinaldo Alberto Nery de Lima e Paulo Stélio Sabá Guimarães.
Favoritos
A disputa mal começou e promotores já falam em dois nomes favoritos à substituição de Fábio Monteiro: a subprocuradora administrativa da atual administração do MP-AM, a promotora Leda Mara; e o procurador José Roque Nunes. Leda Mara tem o apoio do PGJ Fábio Monteiro. O BNC apurou que José Roque teria a simpatia do ministro do STJ, Mauro Campbel. O ministro tem tido opinião de peso e influência na escolha dos cargos de poder do judiciário no Amazonas nas últimas eleições.
Barreiras
José Roque, no entanto, por ser procurador tem um obstáculo a mais. Isso porque os promotores são maioria no eleitorado.
Veredicto
O veredicto da eleição cabe ao governador e pré-candidato à reeleição Amazonino Mendes (PDT), que deve apontar o novo PGJ a poucos dias das Eleições 2018. Amazonino apontará o novo chefe do MP-AM com base na lista tríplice a ser formada a partir de uma eleição interna que ainda será marcada pelo Ministério Público.
A eleição será realizada no dia 10 de setembro e o novo chefe do MP-AM será nomeado pelo governador Amazonino Mendes (PDT) para o biênio 2018/2020.
Foto: Arquivo BNC