Alegria, emoção e muita chuva marcam o ‘Ensaio dos Bumbás’

Publicado em: 15/04/2018 às 00:21 | Atualizado em: 15/04/2018 às 18:02
O ritmo das toadas ditado pela Batucada e Marujada, não deixou ninguém ficar parado no quarto ‘Ensaio dos Bumbás’, na noite de sábado (14/04), no Copacabana Choperia, no Tarumã, Zona Oeste de Manaus.
O evento que reuniu um grande público, numa festa de alegria e união das duas nações, encerrou com uma forte chuva.
Dois palcos, um para a apresentação do Caprichoso e outro para a do Garantido, permitiu uma interação com o público. O grupo “A Toada” abriu a programação do “Ensaio dos Bumbás” com um repertório de clássicos do Boi Garantido.
A surpresa da apresentação foi a participação do Pai Francisco do Garantido, João Paulo Faria, que foi apresentado como Amo do grupo. João puxou quatro versos fazendo alegria da galera encarnada. “Estamos muito felizes com o convite. Esperamos que a galera tenha gostado da apresentação”, disse Rafael Lacerda, que divide os vocais da banda com Marcelo Dourado.
Em seguida, a banda “Canto da Mata” mostrou porque é referência quando se fala de Boi Caprichoso. Com repertório recheados de sucessos do azul. O ponto alto foi a participação do parintinense Paulo Vitor . O “curumim” cantou “Somos Marujada de guerra” e foi ovacionado pela galera, que reconheceu uma nova estrela no azul.

Grupo Canto da Mata foi umas das atrações do evento
O terceiro a se apresentar foi o item de número 1 do Boi Garantido, Israel Paulain. Em conjunto com a Batucada levou os torcedores ao delírio ao fazer a tradicional contagem e executar toadas sucessos consagrados do repertório vermelho e também obras do CD 2018 “Auto da Resistência Cultural”.
Durante a apresentação, Israel desceu do palco e interagiu com os torcedores. O momento de emoção foi quando seu irmão Júnior Paulain (ex- apresentador do Caprichoso) foi homenageado por Israel.
Fechando a noite, Arlindo Júnior, o “Pop da Selva”, realizou um show carregado de energia e emoção, em que todos cantaram e dançaram até o final do evento, debaixo de muita chuva. Durante o show, Arlindo prestou homenagem a Valentina Cid, sinhazinha do Caprichoso, cantando a toada Rostinho de Anjo. Passava da meia noite, quando Arlindo, antes de se despedir, cantou toadas antológicas, emocionando o público.
Também participaram do “Ensaio dos Bumbás”, as torcidas oficiais dos dois bois: Comando Garantido e Força Azul e Branca (FAB), além dos grupos de dança “Garantido Show”, “Somos um Show” e “Ágata” e CDC.
O “Ensaio dos Bumbás” é uma realização do Movimento Marujada e Movimento Amigos do Garantido (MAG), em parceria com a Associação Amazonense dos Cantores de Toadas (AACT), com patrocínio do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur).
A festa terá mais cinco edições, onde Caprichoso e Garantido vão aquecer o público para o Festival Folclórico Parintins 2018. Na próxima semana (21) será a vez do Boi Garantido fazer a festa sozinho. O tema será “Uma noite em Parintins”.
Fotos: Fabio Sevalho/ Eduardo Cavalcante