Silas Câmara quer eleger maior bancada de deputados federais em 2026
Silas, Adail, Mandel, Arthur Neto, Menezes, João Carlos, Conceição Sampaio são nomes que o partido quer reunir em única chapa.

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 26/08/2025 às 22:32 | Atualizado em: 26/08/2025 às 22:32
O deputado federal Silas Câmara monta uma chapa a deputado federal com o objetivo de eleger a maior bancada do seu partido, Republicanos, nas eleições de 2026. A meta é fazer 40% da representação do Amazonas na Câmara dos Deputados.
Em números, a meta é chegar a aproximadamente 800 mil votos e eleger quatro deputados federais. Na formação atual da bancada, quatro correspondem à metade do bloco. No entanto, o Amazonas deve ganhar mais duas vagas na casa.
Na eleição de 2022, o Republicanos foi a legenda que elegeu dois deputados, assim como União e PSD.
O que o Republicanos planeja
Para começar, o Republicanos no Amazonas quer estar com três deputados federais com mandato. Hoje, os dois são o próprio Silas e Adail Filho.
Mas, o partido conta com Amom Mandel, campeão de votos do pleito passado, que evita falar do assunto. Silas, porém, trata sua filiação como fato consumado, revelando, inclusive, que o parlamentar já negociou sua saída do Cidadania com o aval do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, e do presidente da Câmara, Hugo Motta (PP-PB).
Arthur Neto, primeiro filiado
O ex-prefeito de Manaus Arthur Neto, que se filiou ontem ao partido, para Silas foi mostra do resultado das articulações que faz para atingir a meta republicana.
Pelas suas conjecturas, o Republicanos estima que com Adail, Mandel e Arthur Neto puxam, juntos, 540 mil votos, que já garantiriam três vagas.
Novos nomes
Para chegar à quarta vaga, Silas escalou outros nomes que tiveram grandes votações recentemente.
Menezes
Uma das novidades na escalação de Silas é Alfredo Menezes Júnior (PP), coronel compadre de Bolsonaro que chefiou a Suframa. Em 2022, o militar reformado, com a unção de Bolsonaro, recebeu 737.875 mil votos a senador. Nos planos do partido, hoje, Menezes tem potencial de 60 mil votos.
João Carlos
O vereador João Carlos está nos planos de Silas. Ele foi a surpresa das eleições de 2020. Desconhecido, até então, foi o mais votado do pleito. Recebeu 13.880 votos. Dois anos depois, em cima da hora, teve a missão de sua igreja Universal para concorrer a deputado federal e ainda recebeu 44.085 mil votos. A meta do partido para ele, em 2026, serão 60 mil votos.
Jorge dos Esportes
O ex-secretário de Estado de Esportes Jorge Elias Oliveira também deverá ser lançado pelo Republicanos a federal. Para ele, o partido promete estrutura e apoio. Assim, quer que ele faça uma campanha de 20 mil votos.
Soma estimada
Nesse caso, juntos eles poderiam ter 140 mil votos. Assim sendo, só com os homens, o Republicanos poderia chegar a 680 mil votos.
Chapa das mulheres
Entretanto, o partido é obrigado por lei a lançar mulheres na chapa. Nesse sentido, Silas revelou que o partido Republicanos vai lançar quatro na mesma chapa.
A primeira delas é a apresentadora de TV Nath Nascimento. Ela disputou vaga de vereadora no ano passado pelo Podemos, mas não se elegeu. Ela teve 4.818.
A outra é Viviane Lima, que já foi secretária de Assistência Social no governo Wilson Lima.
O partido conta ainda conta a filiação da ex-deputada federal Conceição Sampaio.
A ex-BBB Isabelle Nogueira está nos planos do Republicanos, mas a cunhã-poranga do Garantido já negou que tenha interesse na carreira política. Ela disse ao BNC Amazonas que vai apostar na área da comunicação social.
Depois que Isabelle negou que vá se filiar ao partido, aliados de Silas disseram que ele deve convidar a delegada Débora Mafra para participar da chapa.
A delegada está filiada ao PSD do senador Omar Aziz.
Independentemente dos nomes, o Republicanos dstima que, juntas, elas podem ter 110 mil votos.
Leia mais
Amom Mandel nega que vai se filiar ao Republicanos de Silas Câmara
Fotomontagem: BNC Amazonas