Celebração de 30 da Eletros destaca papel da indústria eletroeletrônica no Brasil

Comemoração reconhece o impacto da indústria eletroeletrônica e da Zona Franca de Manaus no Brasil.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 26/08/2025 às 20:04 | Atualizado em: 26/08/2025 às 20:04

A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) celebrou nesta terça-feira (26 de agosto) seus 30 anos de fundação em uma sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Uma proposta do deputado federal Pauderney Avelino (União-AM), o evento político reuniu líderes da indústria, parlamentares e autoridades nacionais e regionais onde reconheceram o impacto do setor eletroeletrônico e da Eletros no desenvolvimento econômico, na geração de empregos e na inovação em todo o Brasil, com ênfase especial na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Da tribuna da Câmara, o presidente executivo da Eletros, Jorge do Nascimento Júnior, destacou o crescimento histórico do setor no ano passado, impulsionado decisivamente pela Zona Franca de Manaus.

“É um dia de festa, um dia de celebração, não somente para a indústria da Zona Franca de Manaus, mas para a indústria do Brasil todo isso porque a Eletros é a legítima representante do setor eletrônico no Brasil, consolidando uma excelente relação com o parlamento brasileiro”, disse Jorge Júnior.

O presidente da entidade enfatizou a autossuficiência do Brasil na produção de produtos como eletrodomésticos, ressaltando a força da indústria nacional. Especificamente, citou produtos de alto consumo como televisores, aparelhos de ar-condicionado e micro-ondas são fabricados exclusivamente na Zona Franca de Manaus.

Além do impacto econômico, Jorge Júnior sublinhou o papel social e ambiental do setor, que é protagonista em logística reversa e economia circular, gerando trabalho e renda para cooperativas e empresas especializadas.

Ele também mencionou a capacidade das fábricas de oferecerem oportunidades de entrada no mercado de trabalho para jovens, investindo em qualificação profissional e projetos sociais relevantes, o que significa “formar pessoas, transformar comunidades e gerar perspectivas de futuro”.

“A Eletros, que iniciou com 19 empresas, hoje reúne 37 associadas que carregam marcas presentes no dia a dia da população brasileira, gerando milhares de empregos diretos e indiretos e movimentando diversas cadeias de fornecedores. Essas empresas, majoritariamente instaladas no interior dos estados, promovem a desconcentração do desenvolvimento e levam prosperidade para além das capitais”, destacou.

Jorge Júnior expressou gratidão à sua equipe técnica e ao conselho de administração, liderado por Edward Feder, essenciais para as conquistas da entidade.

E concluiu reiterando a importância de o Congresso Nacional compreender a dimensão estratégica do setor, que significa dinamizar cadeias de fornecedores, fortalecer o comércio, aquecer o setor de serviços e distribuir renda de forma capilar pelo Brasil.

“A aprovação da reforma tributária foi um passo histórico, reconhecendo avanços em legislações que incentivam inovação, sustentabilidade e comércio internacional”, finalizou o presidente executivo da Eletros.

Reconhecimento e crescimento histórico

O autor da sessão solene pelos 30 anos da Eletros, o deputado Pauderney Avelino destacou a importância da Eletros visto que o setor representa os interesses de dois terços da indústria eletroeletrônica no Polo Industrial de Manaus e no Brasil como um todo.

E ressaltou que a entidade representa cerca de 3,5% do PIB da indústria brasileira. Avelino, que teve seu primeiro emprego na indústria (Sharp), elogiou o trabalho humanitário da Eletros e de outras associações da ZFM no combate à covi-19 no Amazonas, especialmente na ajuda ao suprimento de oxigênio.

Números do setor eletroeletrônico

De acordo os dados divulgados na sessão solene, números de crescimento para o setor em 2023–2024 foram os seguintes:

•           A produção superou 118 milhões de unidades em 2024, um aumento de 29% em relação a 2023.

•           Ar-condicionado: 5,9 milhões de unidades, alta de 38%.

•           Televisores: 13,5 milhões de unidades, crescimento de 22%.

•           Linha Branca: crescimento de 17% (15,6 milhões de unidades).

•           Linha Portátil: aumento de 33%, com 80,8 milhões de unidades.

Além do mais, as associadas da Eletros são responsáveis por 97% dos eletroeletrônicos produzidos nacionalmente e que a ZFM é o segundo maior polo produtor mundial de ar-condicionado.

Em 2024, os subsetores de Bens de Informática e Eletroeletrônicos representaram mais de 41% do faturamento da Zona Franca, totalizando mais de R$ 83 bilhões.

Indústria limpa e sustentável

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) expressou profunda gratidão pela presença das empresas da Eletros em seu estado, o Amazonas. Ele defendeu vigorosamente a Zona Franca de Manaus, descrevendo-a como uma indústria limpa e sustentável no coração da floresta, que se destaca como o segundo maior polo mundial de ar-condicionado.

“Lá, nos confins, sem estrada, no meio da floresta, fazendo indústria limpa, sustentável, não tem em nenhum lugar. Por isso, defendo com muita legitimidade e com a certeza que nós estamos no caminho certo”, declarou.

Já o deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), salientou o efeito mandala da indústria, onde um setor forte e aquecido gera emprego e demanda no campo, no comércio e nos serviços. Ele lamentou o retrocesso industrial do Brasil nas últimas décadas, que viu a participação da indústria manufatureira no PIB cair de mais de 33% para pouco mais de dois dígitos.

Seriedade e respeito

Por sua vez, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Serafim Corrêa, que representou o governo do Estado, forneceu um contexto histórico, lembrando que há 30 anos existia uma entidade do eletroeletrônico que era contra a Zona Franca de Manaus.

“A Eletros, no entanto, surgiu com o objetivo de ocupar esse espaço e representar a ZFM, expandindo-se para congregar associados por todo o Brasil. A Eletros é uma entidade séria, respeitável e que tem toda a nossa admiração e o nosso carinho”, disse Serafim Corrêa.

Por fim, o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Luiz Augusto Rocha, parabenizou a Eletros pelos seus 30 anos e a descreveu como uma entidade irmã, que sempre trabalhou ombro a ombro com o Cieam na defesa dos interesses da indústria e da sociedade amazonense e brasileira.

Exposição Eletros 30 anos

Também participaram da sessão solene o presidente do Conselho Eletros, Edward Feder, o vice-presidente do setor de Ar Condicionado, Mauro Apor, o vice-presidente da Linha Marrom, Daniele Cardani, e o vice-presidente da Linha Portátil, Jacques Krause.

Após a sessão solene, os dirigentes da entidade, inauguraram a exposição Eletros 30 anos, instalada em um espaço da Câmara dos Deputados, que conta a trajetória da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos.

Fotos: divulgação