Mais de 300 mães recebem apoio no projeto ‘Maternar’ de Mayra Dias em Parintins
Ação oferece oficinas, rodas de conversa, kits e apoio para gestantes da cidade, zona rural e área indígena

Publicado em: 23/08/2025 às 18:04 | Atualizado em: 23/08/2025 às 18:04
Como parte da programação especial do Agosto Dourado, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) realizou, neste sábado (23/08), mais uma edição do projeto Maternar, na Creche Municipal Professora Paula do Carmo, em Parintins. Durante a ação, mais de 300 mães da cidade e da zona rural foram atendidas.
O evento reuniu gestantes de comunidades como Zé Açu, Vila Amazônia e Tracajá, além de participantes da área indígena, fortalecendo uma rede de apoio fundamental nesse momento.
Criado a partir da vivência da parlamentar como mãe, o projeto reforçou neste mês a importância da amamentação, com atividades que acolheram e orientaram futuras mamães. Houve rodas de conversa, oficinas com profissionais de saúde, momentos de escuta, distribuição de kits, sorteios e práticas voltadas ao bem-estar e ao fortalecimento dos vínculos entre mães e bebês.
O evento contou com a presença da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, do secretário municipal de Saúde, Clerton Rodrigues, e de profissionais da área.
Para muitas participantes, a experiência foi transformadora. É o caso de Brenda Cardoso, que está na segunda gestação. “Eu aprendi muito nas oficinas e, como esta gravidez é de risco, fico feliz por receber esse acompanhamento e poder me aprofundar em cuidados importantes com a filha que está chegando”, relatou.

Leia mais
Mayra Dias cobra delegacias da mulher no Amazonas abertas 24 horas
A jovem Débora Tavares, da comunidade Zé Açú, destacou que o projeto vai contribuir muito com sua gestação. “Tem algumas coisas que eu não sabia e que o Maternar me ensinou. Eu venho do interior e agora vou levar essas informações para as mães da minha comunidade”, afirmou.
Mayra Dias ressaltou que o Maternar é um projeto pensado com muito carinho, cujo objetivo é acolher e informar mamães e gestantes em um dos momentos mais especiais de suas vidas.
“A cada edição aumenta a participação das mães. Fico muito feliz e realizada em proporcionar um momento único, de acolhimento e informação. Para mim, é gratificante compartilhar essa experiência, pois sei o quanto faz diferença ter uma rede de apoio para aprender, tirar dúvidas e se preparar com mais segurança e amor para a chegada dos bebês”, destacou.
Fotos: Nathalie Brasil/divulgação