Maioria dos brasileiros apoia cotas em concursos públicos, aponta Datafolha
Estudo também indica amplo respaldo a programas de proteção e combate ao assédio no serviço público

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 22/08/2025 Ã s 17:13 | Atualizado em: 22/08/2025 Ã s 17:13
Segundo uma pesquisa realizada pelo Datafolha a pedido do Movimento Pessoas à Frente, 82% dos brasileiros apoiam a implementação de cotas em concursos públicos. Esse apoio abrange negros, indÃgenas, quilombolas e mulheres, grupos que atualmente não são contemplados por lei.
O levantamento também mostra que 80% dos entrevistados concordam com cotas para cargos de liderança no setor público. A pesquisa ouviu 2.008 pessoas em 136 municÃpios, entre 9 e 12 de junho, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Além das cotas, 92% apoiam redes de apoio para servidoras e 89% defendem programas de combate ao assédio no serviço público.
O Movimento Pessoas à Frente elaborou anteprojetos de lei com metas de paridade em cargos comissionados e polÃticas de combate ao assédio. Segundo a diretora-executiva Jessika Moreira, a reforma administrativa em debate é oportunidade para atender à demanda social por mais diversidade e inclusão.
“[Com as cotas], vamos garantir que essas pessoas entrem conseguindo romper um processo que é historicamente marcado por exclusão de pessoas”.
Apesar do consenso, a pesquisa mostrou que 17% rejeitam cotas em concursos e 19% discordam da reserva de vagas em cargos de chefia.
Saiba mais em Folha de São Paulo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil