Patixa transforma autenticidade em fenômeno nacional

Reconhecida em publicação nacional, Patixa Teló projeta do Amazonas ao Brasil sua autenticidade, cultura e luta por inclusão.

Adríssia Pinheiro, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/08/2025 às 20:24 | Atualizado em: 21/08/2025 às 20:24

O humor espontâneo e a forma irreverente de viver a vida fizeram de Patixa Teló destaque em publicação nacional do Uol.

O conteúdo ressaltou sua autenticidade e a força da cultura amazonense que ela leva pelo Brasil, atributos que conquistaram não apenas quem já a acompanha em Manaus, mas também o público de todo o país.

Nascida Antônio Luís Souza da Silva em Juruti, Pará, Patixa Teló, assim como se identifica, construiu sua vida no Amazonas. Aos 49 anos, completados no último 15 de agosto, é filha de Iraci Souza da Silva.

Foi em Manaus que se tornou símbolo de carisma e inclusão, conquistando fãs de todas as idades. Criada pela mãe, que trabalhou como empregada doméstica, enfrentou dificuldades desde o nascimento prematuro.

A relação com a mãe é de muito amor e gratidão mútua na quitinete onde vivem. Patixa ajuda nas despesas familiares com seu trabalho e benefício social.

Fama nacional

Com personalidade única, Patixa virou sensação pelo humor irreverente e autenticidade nas redes sociais. Décadas circulando pelas ruas de Manaus, sempre chama atenção por onde passa.

A popularização das mídias sociais levou sua fama além dos limites da capital amazonense. No Instagram, o perfil @eupatixa soma atualmente um milhão de seguidores, com postagens feitas de conteúdos que seus próprios fãs enviam.

No TikTok, também acumula milhares de seguidores que se identificam com seus vídeos. Os internautas criam memes comparando situações cotidianas com as reações espontâneas de Patixa.

Ser comparado com este ícone virou ‘selo de autenticidade do meme brasileironas redes sociais’.

Leia mais

Reality

Primeira pessoa com síndrome de Down em reality no Brasil, brilhou no “Rancho do Maia” em 2024, programa de Carlinhos Maia, influenciador alagoano.

A fidelidade da sua participação rendeu muitos conteúdos que trabalham a projeção de humor nas redes sociais.

No programa, chegou a ficar em segundo lugar em um dos quadros mais aguardados pelo público, o desfile de fantasias, que lhe rendeu prêmio de R$ 10 mil.

Cultura amazonense

Seu amor pelos bumbás, especialmente o Caprichoso, a acompanha em viagens e eventos pelo país. Neste ano, foi nomeada embaixadora oficial do boi Caprichoso para o Festival de Parintins.

Inclusive, não escondeu sua paixão pelo azulado quando chegou a se revoltar publicamente com o resultado do Festival de 2025, criticando a vitória do Garantido (boi vermelho).

Leia mais

Deputado registra momento com Sinésio e Patixa Teló

Representatividade e inclusão

Patixa também representa a diversidade: é mulher trans e referência na luta pela inclusão de pessoas neuroatípicas, pela condição de ser portadora da síndrome de Down.

No reality show, enfrentou preconceitos, mas respondeu sempre com humor e autoestima elevada.

Sua projeção ultrapassa entretenimento, promove discussões sobre inclusão e diversidade. Assim, com seu carisma inegável, possui o respeito e reconhecimento de todas as personalidades que conhece.

Foto: reprodução/Uol Flash