Exploração infantil explode na internet com uso criminoso de IA
Relatório da SaferNet aponta quase 50 mil denúncias em 2025 e alerta para uso crescente de deepfakes e imagens manipuladas.

Publicado em: 21/08/2025 Ã s 08:49 | Atualizado em: 21/08/2025 Ã s 08:49
A exploração sexual infantil na internet disparou em 2025 e tem sido impulsionada pelo uso criminoso de inteligência artificial (IA). Entre janeiro e julho, a SaferNet registrou 49.336 denúncias anônimas, aumento de 18,9% em relação ao mesmo perÃodo de 2024.
Os casos de abuso e exploração infantil já representam 64% de todas as notificações de crimes cibernéticos recebidas no paÃs, à frente de ocorrências como racismo e violência contra a mulher.
Segundo a entidade, ferramentas de IA generativa estão sendo usadas para criar conteúdos hiper-realistas. Isso inclui deepfakes, manipulação de fotos reais e até a produção de imagens artificiais de crianças.
Após a denúncia feita em vÃdeo pelo influenciador Felca, em 6 de agosto, os registros dispararam. Foram mais de 6,2 mil casos até o dia 18, com 52% do total após a viralização.
Como denunciar: páginas com exploração infantil podem ser reportadas à Central Nacional de Denúncias da SaferNet, conveniada ao Ministério Público Federal. Em casos de suspeita, deve ser acionado o Disque 100.
Saiba mais na Agência Brasil.
Leia mais
Governo quer exclusão de robôs de erotização infantil no Instagram
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasi