Michelle Bolsonaro perde a linha e chama eleitores nordestinos de ‘burros’
Ela chamou Lula de “pinguço” e “cachaceiro” em evento no RN e disse que votar repetidamente no PT é “burrice política”.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 19/08/2025 às 05:40 | Atualizado em: 19/08/2025 às 05:40
Em discurso inflamado durante evento do PL em Natal, no Rio Grande do Norte, Michelle, a mulher de Bolsonaro, adotou um tom agressivo contra o presidente Lula da Silva e acabou atingindo, de forma indireta, a população nordestina, tradicional reduto eleitoral petista.
Michelle disparou contra Lula, chamando-o de “mentiroso, cachaceiro, pinguço e irresponsável”.
Em seguida, voltou-se aos eleitores do PT, afirmando:
“Meus amados, não tem problema você votar uma vez no PT. Mas votar duas, três já é burrice. Você precisa se libertar dessa burrice política”.
As falas, proferidas no coração do Nordeste, foram interpretadas como um ataque à inteligência do eleitorado da região, onde Lula mantém apoio consolidado há décadas.
O tom de desdém levantou críticas de que Michelle teria “perdido a linha”, extrapolando os limites do debate político.
Diplomacia e metáforas
A ex-primeira-dama também ironizou a política externa do governo, ao afirmar que Lula “foi oferecer jabuticabas para o Trump” e agora o Brasil estaria “colhendo abacaxis”, em referência às recentes tensões comerciais com os Estados Unidos.
Leia mais
Caso do tio de Michelle expõe hipocrisia do discurso da família Bolsonaro
Repercussão política
Até o fechamento desta reportagem, no final da noite não houve manifestações públicas de governadores ou parlamentares nordestinos reagindo ao discurso.
O silêncio pode refletir uma postura estratégica de evitar ampliar a repercussão das declarações ou um movimento de cautela enquanto o caso circula nacionalmente.
Trechos do discurso de Michelle
“Mentirosos, cachaceiro, pinguço, irresponsável. É isso que ele é.”
“Meus amados, não tem problema você votar uma vez no PT. Mas votar duas, três já é burrice. Você precisa se libertar dessa burrice política”.
Foto: divulgação/PL