Amazonas: deputados cobram fim de tarifas abusivas e melhoria nos aeroportos
Audiência pública debateu assunto para adotar providências sobre a aviação regional na Amazônia e no Amazonas.

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 16/08/2025 às 11:44 | Atualizado em: 16/08/2025 às 11:48
Deputados do Amazonas cobraram o fim de tarifas abusivas e melhorias nos aeroportos da região, em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).
Durante o evento, realizado no dia 11 de agosto, o deputado Sinésio Campos destacou o Projeto AmpliAR, do Governo Federal, que visa à modernização e concessão de aeroportos regionais.
Por exemplo, o programa prevê a incorporação de 51 aeroportos deficitários a contratos de concessão já vigentes.
Dessa forma, o parlamentar afirmou que o Governo Federal está trabalhando para viabilizar investimentos de R$ 5 bilhões na reforma de aeroportos no Amazonas.
“Queremos que esse tipo de diálogo seja permanente com todos nós que aqui estamos. Primeiro, na questão dos aeroportos, das tarifas abusivas, e com esta Casa, que aprovou subsídios para combustíveis destinados a empresas aéreas que deveriam prestar serviço de forma planejada em 11 municípios. Recentemente, no Festival Folclórico de Parintins, tivemos tarifas abusivas. As tarifas de passagens aéreas aqui são as mais caras do Brasil”, enfatizou.
Nesse sentido, 15 aeroportos do Amazonas sejam contemplados pelo AmpliAR. Entre os aeródromos que terão prioridade, a princípio, estão os de Parintins, Itacoatiara e Barcelos.
Da mesma forma, o deputado Adjuto Afonso (União Brasil), afirmou que a audiência proposta por Sinésio Campos foi importante para discutir a situação dos aeroportos.
“Somos um estado muito grande, com 1,5 milhão de quilômetros quadrados, dividido em 62 municípios e, mesmo assim, não temos uma malha aérea a contento. O deputado Sinésio, que representa o PT que está no governo, vai encabeçar um movimento para que esses aeroportos sejam regularizados e asfaltados, permitindo o pouso de, pelo menos, aviões de pequeno porte”, disse.
Leia mais no Aeroin.
Leia mais
Começa processo de concessão de três aeroportos no Amazonas
Foto: Agência Gov | Via MPor