Lava Jato: parcialidade de Moro faz STF anular tudo sobre Vaccari
Ministro Dias Toffoli considerou conduta de Moro e procuradores incompatível com garantias constitucionais e anulou ações contra ex-tesoureiro do PT.

Publicado em: 15/08/2025 às 18:14 | Atualizado em: 15/08/2025 às 18:14
O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (15) anular todos os atos da Operação Lava Jato contra João Vaccari Neto. O político foi tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT).
A decisão atendeu a pedido da defesa, que apontou semelhanças entre o caso de Vaccari e o do advogado Guilherme Gonçalves. Este, que trabalhou em campanhas da ministra Gleisi Hoffmann no Paraná, já havia obtido a anulação de processos.
Os advogados apresentaram mensagens entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da força-tarefa. Segundo a defesa, as conversas mostrariam conduta parcial e ofensiva a princípios como moralidade, imparcialidade e legalidade.
Toffoli acatou os argumentos e afirmou que os atos processuais contra Vaccari apresentam nulidades graves. O ministro ressaltou que a atuação conjunta de Moro e dos procuradores comprometeu garantias constitucionais.
Vaccari havia sido preso e condenado em diferentes processos ligados a desvios investigados pela Lava Jato. Agora, todas as ações contra ele na operação foram anuladas.
Saiba mais no g1.
Leia mais
Deputado critica Lava Jato e Moro se vangloria de prender Lula
Foto: divulgação