Suframa celebra sucesso do Pap-Online contra câncer no Amazonas

Projeto desenvolvido com recursos da lei de informática da ZFM usa IA para diagnóstico rápido

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 13/08/2025 às 12:05 | Atualizado em: 13/08/2025 às 12:05

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, celebrou o êxito do Pap-Online, programa que utiliza inteligência artificial para o diagnóstico precoce de câncer do colo do útero e de mama no Amazonas.

A iniciativa é financiada com recursos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da lei de informática da ZFM e executada pela startup WIT Tecnologia, em parceria com o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

Para Saraiva, o projeto é um exemplo claro do potencial da lei de informática.

“É um projeto muito efetivo e que, inclusive, já está concorrendo a um prêmio internacional. O sucesso do programa do HUGV é uma certeza de que a política pública da lei de informática está indo no caminho certo”, afirmou.

Tecnologia de ponta

O Pap-Online integra inteligência artificial, automação e telemedicina para acelerar diagnósticos.

No estado, a taxa de câncer de colo do útero é 139% maior que a média nacional, afetando principalmente mulheres ribeirinhas e indígenas que enfrentam barreiras de acesso ao exame preventivo.

Atendimento em áreas remotas

O coordenador de saúde digital do HUGV e ex-secretário de Saúde do Amazonas, Pedro Elias Souza, afirmou que a plataforma permite entregar resultados em até 48 horas, frente a prazos que antes chegavam a um ano.

“Quando essas mulheres chegam ao único centro de tratamento no estado, que é em Manaus, já vêm em estágio avançado”.

Resultados e expansão

Entre os casos recentes, o médico citou a detecção de câncer de colo do útero em uma jovem de Iranduba, município da região metropolitana de Manaus.

Com a primeira fase concluída, a equipe trabalha para incluir recursos como citologia em meio líquido e aprimoramento da inteligência artificial, viabilizando a adoção em larga escala no sistema de saúde do Amazonas.

Foto: Suframa/divulgação