Reportagem mostra obras do linhão Manaus-Boa Vista
Jornal informa como está o ritmo da montagem das torres, previsão de inauguração e a preocupação dos indígenas de povo que esteve à beira da extinção

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 11/08/2025 às 05:29 | Atualizado em: 11/08/2025 às 05:29
Reportagem da Folha de S.Paulo desta segunda-feira, 11, mostra ritmo acelerado da montagem das torres e passagem dos cabos que farão a extensão do linhão de Tucuruí (PA) de Manaus (AM) a Boa Vista (RR).
As obras estão avançaram muito, escrevem Vinicius Sassine e Lalo de Almeida em reportagem que ganhou foto-manchete na capa de hoje do impresso.
“As obras estão em ritmo avançado, e o governo Lula (PT) planeja concluir o linhão em setembro. O início da operação comercial seria em dezembro, segundo a previsão do Ministério de Minas e Energia”, diz a matéria.
Segundo eles, que tiveram permissão para percorrer a obra, há centenas de trabalhadores atuando ali para a Transporte Energia, consórcio formado entre Alupar e Eletronorte, responsável pelas obras do linhão.
Mas o principal olhar dos jornalistas Vinicius Sassine e Lalo de Almeida é quanto a fiscalização feita pelos cidadãos da terra indígena Waimiri Atroari.
Esse povo, que esteve perto da extinção com obras como a BR-174, fiscaliza o linhão. A forma como eles participam da obra pode servir de modelo para outros empreendimentos que também tenham questões indígenas envolvidas.
Leia mais em Folha de S.Paulo
Leia mais
Ibama fiscaliza linhão Manaus-Boa Vista e faz descoberta
Foto: reprodução