Lula defende cassação de parlamentares por motim no plenário
Presidente classificou ocupação de mesas diretoras como "traição da pátria"

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 08/08/2025 às 17:40 | Atualizado em: 08/08/2025 às 17:40
O presidente Lula da Silva (PT) defendeu, nesta sexta-feira (8 de agosto), a cassação do mandato de deputados e senadores que participaram da ocupação das mesas diretoras das Casas do Congresso Nacional, em protesto contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante a ocasião, Lula também fez um apelo ao senador Sérgio Petecão (PSD-AC) para que não assinasse o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.
“Quem deveria sofrer impeachment são esses deputados e senadores que ficam tentando fazer greve para impedir o funcionamento da Câmara e do Senado. São verdadeiros traidores da pátria”.
Lula ainda comparou o ex-presidente Bolsonaro a uma “lâmpada mágica” que “abriu tudo de ‘ruim’ que tinha na política do Brasil”.
“É só ver o nível do Senado e da Câmara agora. É só ver: o deputado não faz mais discurso, ele vai lá, pega o celular, grava a cara dele, fala uma bobagem e acha que está sendo deputado ou senador”, afirmou o presidente.
Leia Mais
Deputado do PL confirma: não há acordo por anistia de Bolsonaro e seus golpistas
Ocupação no Congresso Nacional
Esta semana, deputados e senadores ocuparam as mesas da Câmara e do Senado para protestar contra uma decisão do juiz Moraes.
Ele decretou prisão domiciliar para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por não seguir as medidas cautelares de uma investigação sobre o filho dele, o deputado Eduardo Bolsonaro, que pode ter agido contra a soberania do país.
Saiba mais na CNN Brasil.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil