Emprego de trabalhadores da fábrica incendiada está mantido, diz Suframa

Superintendente Bosco Saraiva anunciou plano após incêndio no distrito industrial

Ana de Oliveira, do BNC Amazonas

Publicado em: 07/08/2025 às 14:22 | Atualizado em: 07/08/2025 às 14:22

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, afirmou neste dia 7 de agosto que 126 trabalhadores da Effa Motors vão ter seus empregos mantidos.

O prédio da fábrica do distrito industrial da ZFM foi totalmente devastado por incêndio que começou no final da manhã do dia 5.

Saraiva deu entrevista à imprensa nesta quinta-feira e afirmou que a empresa montadora de veículos vai voltar a funcionar.

Alguns desses trabalhadores, segundo ele, serão empregados inclusive na reconstrução da linha de produção. Os demais, enquanto estiverem inativos, serão mantidos por seguro do Ministério do Trabalho.

Além disso, uma cesta básica de alimentos de R$ 1 mil será fornecida a cada trabalhador.

“A empresa está ativa, querendo preservar todos os seus funcionários”, afirmou.

Para fechar detalhes dessa medida, Saraiva disse que na próxima terça-feira (12 de agosto) ocorrerá uma reunião na Suframa com os funcionários da Effa, o Ministério do Trabalho e o Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas.

Leia mais

Essa é a Effa 48 horas após incêndio. VEJA VÍDEOS

Segurança e meio ambiente

Questionado sobre os protocolos de segurança e ambientais que as empresas precisam seguir, o superintendente afirmou que a fiscalização é de responsabilidade de órgãos estaduais.

“As empresas, para funcionarem, precisam do laudo do Corpo de Bombeiros e da licença do Ipaam [Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas], senão não funcionam”.

Até agora, nenhuma entidade ambiental forneceu informações sobre os riscos reais à saúde decorrentes da possível contaminação do ar ou do solo.

Foto: BNC Amazonas