Romeu Zema confirma Rossieli Soares na Seduc-MG

Ex-ministro e ex-secretário do Amazonas, Rossieli vai comandar a quarta Seduc da carreira, agora na gestão Romeu Zema.

Rossieli YouTube

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas

Publicado em: 26/07/2025 às 06:05 | Atualizado em: 26/07/2025 às 07:01

O que era especulação no início da semana, agora é oficial. Rossieli Soares, ex-secretário de Educação do Amazonas, será o próximo secretário de Educação do Estado de Minas Gerais.

Essa será a quarta Seduc dele. Além do Amazonas, ele já ocupou o mesmo cargo em São Paulo e no Pará, onde ficou até junho deste ano. Em 2018, Rossieli foi ministro da Educação, na gestão Michel Temer (MDB).

A confirmação de Rossieli na Seduc-MG saiu na noite de ontem, 25 de julho. Foi por meio do próprio governador mineiro, Romeu Zema (Novo). A oficialização da notícia ocorreu em nota à impresa. Ela começa tratando do desligamento de Igor Alvarenga, servidor de carreira, que respondia pelo posto.

De acordo com Zema, Rossieli assume a secretaria na semana que vem. Veja a nota:

Nota à imprensa

Comunicado divulgado pelo Governo de Minas Gerais nesta sexta-feira, 25 de julho de 2025

Governo de Minas comunica oficialmente o desligamento do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, do cargo, após três anos à frente da pasta. Servidor de carreira, Igor ajudou a implementar programas pioneiros da atual gestão, contribuindo para aprimorar a qualidade da educação em Minas Gerais.

O governador Romeu Zema agradece o empenho do secretário e de sua gestão ao liderar políticas para melhorar a infraestrutura das escolas, os índices educacionais e as oportunidades ofertadas aos alunos e servidores. 

“Por ter sido professor e diretor de escola na rede estadual, ele trouxe a visão de quem entende as necessidades da educação na ponta. Foi com a sua colaboração que chegamos ao topo do ranking de alfabetização do país, ampliamos a política de intercâmbio para todas as escolas de Minas, com o Passaporte Mineiro do Conhecimento, e lideramos a formação profissional de jovens no Brasil com o Programa Trilhas de Futuro”, disse o governador.

Já o vice-governador Mateus Simões ressaltou os investimentos estruturais, a criação de novas práticas pedagógicas e a valorização dos servidores nos últimos anos. “Reformamos centenas de prédios escolares, incluindo construções históricas; nomeamos milhares de novos docentes e servidores, e reforçamos a preparação para o Enem”, disse o vice-governador.

Igor de Alvarenga é professor efetivo do Estado de Minas Gerais, tendo atuado como vice-diretor e diretor de escola pública na rede estadual de ensino. Na atual gestão, exerceu o cargo de subsecretário de Articulação Educacional, entre 2019 e 2022. Na sequência, assumiu o posto máximo da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG). 

Transição

A saída de Igor de Alvarenga será concluída na próxima semana. Ele continuará atuando dentro do Governo de Minas, colaborando para a efetivação de políticas educacionais de qualidade.

Também na semana que vem, será nomeado o novo secretário de Educação, Rossieli Soares, que vai dar continuidade às políticas públicas bem-avaliadas implementadas pela SEE-MG nos últimos anos. Mestre em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Rossieli foi ministro da Educação e secretário de Educação Básica entre maio de 2016 e dezembro de 2018, além de secretário estadual de Educação do Pará, de São Paulo e do Amazonas. Informações sobre sua posse serão divulgadas em momento oportuno.

Leia mais

Foto: Reprodução/YouTube/O Liberal