Schwarzenegger conhece papel do Amazonas na agenda climática
Ex-governador da Califórnia e um dos fundadores da Força-Tarefa dos Governadores e Wilson Lima se encontram em São Paulo

Publicado em: 25/07/2025 às 22:46 | Atualizado em: 25/07/2025 às 22:46
O governador Wilson Lima participou nesta sexta-feira (25 de julho) do painel “Diálogo sobre protagonismo subnacional em clima e florestas”, promovido pela Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), dentro da programação do Festival Expert XP, em São Paulo.
Ao lado do ex-governador da Califórnia (EUA) Arnold Schwarzenegger e de lideranças da Amazônia Legal, Lima defendeu o papel do Amazonas na agenda ambiental global, com foco em inclusão social, descentralização dos recursos climáticos e na defesa dos povos da floresta.
Durante sua fala, o governador destacou o Manaus Action Plan for a New Forest Economy, documento lançado em março de 2022, durante a 12ª reunião anual da força-tarefa, realizada em Manaus.
Lima disse que o plano estabeleceu metas como a redução de pelo menos 80% do desmatamento até 2030, financiamento inovador e flexível, valorização de comunidades tradicionais com repasses específicos, cogovernança, e a combinação entre ciência, tecnologia e saberes locais como base para políticas públicas.
“Acreditamos que a verdadeira transformação vem da cooperação, da inovação e da responsabilidade. É por isso que estamos trabalhando para garantir financiamento estratégico para infraestrutura verde, bioeconomia e manejo florestal inclusivo, junto com nossos parceiros do GCF”, afirmou.
A participação do Amazonas reforça o papel estratégico do estado na consolidação de uma agenda climática baseada em ciência, inovação e inclusão.
Leia mais
Presidente da COP-30 nega contradição entre petróleo na foz do rio Amazonas e agenda ambiental do governo
O governador do Amazonas defendeu propostas voltadas para a descentralização dos fluxos financeiros, para superação das barreiras de acesso a fundos internacionais, e para criação de mecanismos de pagamento por performance para os estados que historicamente preservam a floresta.
Ele também apresentou os investimentos do estado em políticas ambientais e sociais, como o Plano Amazonas 2030, que busca zerar o desmatamento líquido até o fim da década.
Lima reforçou que o desenvolvimento sustentável da região amazônica passa pela valorização de quem vive e protege a floresta. E defendeu que as soluções climáticas globais precisam partir do território e incluir quem historicamente mantém a floresta em pé.
O governador do Amazonas também exaltou o papel histórico de Schwarzenegger como fundador e embaixador da coalizão.
Criada em 2008, a Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas reúne, hoje, 45 estados e províncias de 11 países, abrangendo cerca de um terço das florestas tropicais do planeta.
“A influência e a inspiração de Arnold Schwarzenegger são significativas, especialmente no que diz respeito à promoção de soluções que surgem nos estados, onde as questões climáticas e sociais se manifestam diretamente”, disse Lima.
Durante o evento, Schwarzenegger recordou sua visita a Manaus, a convite do diretor James Cameron, no contexto do filme “Avatar”.
A experiência, segundo ele, marcou profundamente sua percepção sobre os desafios e a importância de dar protagonismo às comunidades da floresta.
O ex-governador também defendeu que estados e províncias devem ter voz ativa nas negociações internacionais sobre clima, especialmente no contexto da próxima COP-30, que será realizada em Belém, em 2025.
Foto: Diego Peres/Secom