Bruno e Dom: Justiça no Amazonas faz ‘Colômbia’ réu como mandante
“Colômbia” vira réu por mandar matar Bruno Pereira e Dom Phillips no Amazonas.

Publicado em: 21/07/2025 às 20:49 | Atualizado em: 21/07/2025 às 20:58
A Justiça Federal no Amazonas aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) e tornou réu Rubén Dario Villar, conhecido como Colômbia, apontado como o mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ocorridos em junho de 2022 no Vale do Javari (AM).
A denúncia foi formalizada pelo procurador da República Guilherme Diego Rodrigues Leal, com apoio do Grupo de Apoio ao Tribunal do Júri (GATJ), e apresentada à Subseção Judiciária Federal de Tabatinga. Segundo o MPF, as mortes ocorreram em represália ao trabalho de educação ambiental desenvolvido por Bruno e Dom com comunidades indígenas, contrariando os interesses de grupos criminosos que atuam na pesca ilegal na região.
Colômbia, que é peruano, já havia sido indiciado pela Polícia Federal em novembro de 2023 como mandante do crime. Ele está preso preventivamente e responde a outros processos por tráfico de drogas, pesca ilegal e uso de documento falso.
Leia mais
‘Colômbia’ é denunciado à Justiça como mandante das mortes de Bruno e Dom
Segundo as investigações, ele lidera uma quadrilha de pesca ilegal que atua no Vale do Javari, área de fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Colômbia foi preso pela primeira vez em junho de 2022, após se apresentar à Polícia Federal em Tabatinga para negar envolvimento no caso. Na ocasião, acabou detido por apresentar documentos falsos. Foi solto provisoriamente, mas voltou à prisão por violar medidas cautelares.
Bruno Pereira e Dom Phillips desapareceram após passarem pela comunidade de São Rafael, entre os municípios de Guajará e Atalaia do Norte. Seus corpos foram localizados dias depois, gerando comoção internacional e pressão por justiça.
Leia mais na Carta Capital
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil