Agronegócio aplaude deputados pelo ‘presente’ do ‘PL da devastação’

Setor diz que projeto que “passou boiada” no licenciamento ambiental aprovado moderniza regras.

Publicado em: 17/07/2025 às 12:14 | Atualizado em: 17/07/2025 às 12:27


Após a aprovação do projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental, chamado de “PL da devastação”, o agronegócio celebrou o que chamou de modernização do setor.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) afirmou que a proposta traz segurança jurídica, reduz burocracias e atualiza normas ultrapassadas.

“O texto aprovado atende aos anseios do setor produtivo, ao evitar retrocessos e estabelecer segurança jurídica e ambiental para o país e para a economia”, disse Nelson Ananias, da CNA.

O projeto passou por 267 votos a 116 e agora aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode vetar trechos do texto.

Para Ananias, o projeto preenche uma lacuna. “Atualmente, há divergência de entendimentos entre órgãos. Agora, com a lei, o produtor saberá com clareza suas obrigações.”

A CNA afirma ainda que o texto não afrouxa as exigências. “Os produtores continuarão respeitando o Código Florestal e submetidos ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).”

Ambientalistas, por outro lado, alertam para o risco de descontrole. Eles dizem que o projeto fragiliza a fiscalização e ameaça comunidades tradicionais.

Saiba na íntegra no g1.

Leia mais

Deputados matam licenciamento ambiental com ‘PL da devastação’, diz Marina

Foto: divulgação