Trump renega Bolsonaro e pressão no Brasil é por causa do Brics

Republicano atribui tarifaço a postura do país no bloco, e não à situação do ex-presidente.

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 15/07/2025 às 16:07 | Atualizado em: 15/07/2025 às 16:08

A pressão econômica dos Estados Unidos sobre o Brasil, com a ameaça de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, tem motivação geopolítica ligada à atuação do país no bloco dos Brics, segundo reportagem publicada pelo site americano Politico.

O veículo afirma que o presidente Donald Trump decidiu aplicar a medida após descontentamento com a cúpula do grupo realizada no fim de semana no Rio de Janeiro, e não por preocupação com o ex-presidente Jair Bolsonaro, como vinha dando a entender.

Em coletiva nesta terça-feira (15/7), Trump negou ter amizade com Bolsonaro, apesar de já tê-lo defendido em diversas ocasiões.

“Olha, ele não é como um amigo meu. Ele é alguém que eu conheço… ele lutou muito por essas pessoas [os brasileiros], e eles querem colocá-lo na prisão”, disse, ao ser questionado por jornalistas sobre o pedido de condenação apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente.

Ao demonstrar desconhecimento sobre o andamento do processo, Trump ainda voltou a classificar a situação de Bolsonaro como uma “caça às bruxas”.

“Acho que isso é muito lamentável, e ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo, porque Bolsonaro foi um presidente respeitado”, declarou.

Segundo o Politico, a imposição da tarifa foi decidida após Trump se irritar com a postura do Brasil na reunião dos Brics, grupo que inclui Rússia, Índia, China, África do Sul e, mais recentemente, novos países parceiros estratégicos.

Fontes ouvidas pelo site disseram que o gesto do governo norte-americano tem menos a ver com Bolsonaro e mais com a tentativa de enfraquecer a articulação dos Brics frente aos interesses ocidentais.

Leia mais na revista Crusoé.

Leia mais

Foto: Alan Santos/Presidência da República