Porto de Chankay: Suframa avança na integração logística da ZFM com Peru
O superintendente da ZFM (Suframa), Bosco Saraiva, destacou que o projeto é decisivo para a competitividade do polo industrial de Manaus.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 03/07/2025 às 05:40 | Atualizado em: 03/07/2025 às 05:40
A utilização do porto de Chancay, no Peru, como nova rota estratégica para exportações brasileiras rumo à Ásia foi tema central do seminário “Integração logística sul-americana: desafios e oportunidades para o Brasil e o Peru”, realizado nesta semana na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), na capital do Amazonas.
O encontro reuniu autoridades, empresários e representantes diplomáticos dos dois países com o objetivo de alinhar estratégias de cooperação logística e comercial.
Com investimentos da China e previsão de início das operações neste ano, o porto de Chancay está sendo preparado para ser um dos mais modernos da América do Sul.
A proposta é usá-lo como ponto de saída para produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM) e de entrada de insumos asiáticos, por meio de um corredor logístico que ligue o norte do Brasil ao oceano Pacífico, via rodovia Interoceânica Sul.
O superintendente da ZFM (Suframa), Bosco Saraiva, destacou que o projeto é decisivo para a competitividade do polo industrial de Manaus.
“A utilização do porto de Chancay representa um avanço logístico extraordinário para a Amazônia e para o Brasil. Vamos ganhar em tempo, custo e eficiência. Isso fortalece a zona franca como base industrial integrada ao comércio internacional”.
A proposta também prevê melhorias na infraestrutura rodoviária e aduaneira entre os dois países.
O embaixador do Peru no Brasil, Rómulo Acurio, defendeu o fortalecimento da cooperação bilateral para viabilizar o novo corredor de exportação.
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Fieam vê virada de chave
Representando o setor produtivo, o presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, reforçou que o modal pode representar uma virada de chave para a indústria local.
“Essa é uma oportunidade concreta de diversificar rotas e acessar mercados com mais eficiência”.
A expectativa é que, com a integração logística em torno de Chancay, o Brasil reduza sua dependência de rotas via Atlântico e canal do Panamá, abrindo uma alternativa comercial mais curta e direta com países asiáticos.
O projeto reforça ainda o papel estratégico da região Norte como elo entre América do Sul e Ásia, promovendo desenvolvimento regional e maior inserção internacional da ZFM.
Foto: divulgação