Seminário pró-Amazônia capacita empresas do estado a buscar financiamento público
Evento realizado em Manaus pelo MCTI, com apoio da Fieam/Cieam, capacita empresas do Amazonas a acessarem recursos do edital Finep Amazônia, focado em bioeconomia e inovação regional.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 26/05/2025 às 18:19 | Atualizado em: 26/05/2025 às 18:25
O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MTCI) realiza nesta terça e quarta-feira, 27 e 28 de maio, em Manaus, o seminário “Pró-Amazônia e Instrumentos de Incentivos à inovação”.
Este seminário tem a parceria da Federação e Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam/Cieam) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
A ser realizado no auditório da Escola Senai Antônio Simões, no Distrito Industrial, o evento é destinado a empresas brasileiras, com sede ou filial no Amazonas, que atendam aos requisitos exigidos no edital “Finep Amazônia – Bioeconomia e Desenvolvimento Regional (Anexo II do programa Pró-Amazônia).
Assim como aos diretores e funcionários do setor operacional ou que elaboram os projetos das empresas. Os organizadores do evento estimam um público de cerca de 200 participantes.
“Este seminário técnico é um esforço conjunto do MCTI e da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia (SCTA), com o apoio da Fieam e Cieam, para capacitar as pessoas que lidam com as chamadas públicas da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) a fim de que possam entender melhor os editais, a conexão com a legislação e sobretudo a implementação de inovações aplicadas a indústria local”, explica Eliomar Mota da Cunha, subsecretário de Ciência e Tecnologia para a Amazônia.
De acordo com o subsecretário do MCTI, muitos projetos são reprovados porque não conseguem traduzir o que pede o edital para aquilo que as indústrias, em cooperação com Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) querem transmitir.
Edital pró-Amazônia
Para consolidar ações estruturantes na Amazônia, área considerada estratégia do MCTI, foi instituído o programa Pró-Amazônia no âmbito do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Dessa forma, no contexto desse programa, foi lançado o edital “Finep Amazônia – Bioeconomia e Desenvolvimento Regional” (Anexo II do programa Pró-Amazônia), voltado ao apoio a projetos empresariais inovadores por meio de recursos de subvenção econômica.
“Apesar do potencial do edital que disponibiliza R$ 150 milhões, observa-se baixa adesão e elevado índice de inabilitação, o que evidencia a necessidade de ações voltadas ao setor produtivo para mitigar esse cenário, ampliar o acesso e qualificar as propostas apresentadas”, ressalta Eliomar Cunha.
Conteúdo
Durante os dois dias de seminário, em Manaus, serão apresentados os principais instrumentos de incentivo à inovação, sob responsabilidade do MCTI, e os procedimentos para apresentação de proposta, do referido edital da Finep, reforçando a atuação institucional na promoção do desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia Legal.
Leia mais
Amazônia ganha R$ 500 milhões para investir em ciência e tecnologia
Complementarmente, os principais instrumentos de incentivo à inovação sob responsabilidade do MCTI: Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005), Lei de Informática (Lei nº 8.248/1991) e marco legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016).
Palestrantes

Entre os palestrantes estão:
• Eliomar Mota da Cunha – SCTA/MCTI, que vai falar sobre o programa Pró-Amazônia;
• Rafael Wandrey – Embrapii, tratará sobre o Modelo Embrapii de Fomento;
• Edilson da Silva Pedro – SETEC/MCTI, faz palestra sobre o marco legal de CT&I (ciência, tecnologia e inovação);
• Hamilton Jose Mendes da Silva – SETAD/MCTI, falará sobre Lei de Informática;
• Hideraldo Luiz de Almeida – SETEC/MCTI, apresentará a Lei do Bem;
• Tadzo Queiroz – Finep – fará apresentação do edital Finep Pró-Amazônia e conduzirá oficinas para elaboração e estruturação de propostas e projetos.
Fotos: divulgação