Amazonas: força-tarefa com Exército resgata mulher ferida na floresta

Operação integrada com CMA e órgãos do estado foi realizada em área remota da serra do Aracá, em Barcelos

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 22/05/2025 às 22:05 | Atualizado em: 22/05/2025 às 22:05

Uma força-tarefa composta por militares do Comando Militar da Amazônia (CMA), 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BavEx), 3º Batalhão de Infantaria de Selva (3º BIS), além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Amazonas, resgatou nesta quinta-feira, 22 de maio, uma mulher que sofreu uma fratura na perna durante uma expedição na serra do Aracá, em Barcelos, interior do Amazonas.

O acidente ocorreu na segunda-feira (19), quando a vítima, que integrava um grupo de cinco pessoas em uma escalada, se machucou ao descer o pico da serra, em uma área de difícil acesso da floresta.

Devido ao terreno íngreme e à distância até o ponto de apoio, ela permaneceu no local por quatro dias até a chegada das equipes especializadas.

O resgate aéreo foi realizado após acionamento da Prefeitura de Barcelos, que solicitou apoio ao Corpo de Bombeiros e às Forças Armadas.

Leia mais

Idoso cai de telhado durante resgate dos bombeiros em Manaus

Três pessoas, incluindo a mulher ferida, foram retiradas da área por helicóptero e levadas a Manaus para atendimento médico.

Os demais integrantes da expedição retornaram por trilha até a embarcação que os aguardava.

A operação exigiu logística complexa, enfrentando mata densa, condições climáticas adversas e isolamento extremo.

A serra do Aracá abriga a cachoeira do El Dourado, uma das maiores do Brasil, e está situada a cerca de 200 quilômetros de Barcelos e 534 quilômetros de Manaus, dentro de uma unidade de conservação com mais de 1,8 milhão de hectares.

Fotos: CMA/divulgação