Lula amplia isenção da conta de luz

Governo prevê queda de até 12% na conta de famílias de baixa renda.

Adrissia Pinheiro

Publicado em: 21/05/2025 às 15:21 | Atualizado em: 21/05/2025 às 15:21

A partir desta quarta (21), famílias de baixa renda terão desconto maior na conta de luz. Isso porque o presidente Lula assinou uma medida provisória (MP) que amplia a isenção da cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Com a medida já em vigor, cerca de 55 milhões de pessoas inscritas no CadÚnico e com renda entre meio e um salário mínimo por mês devem ser beneficiadas. Segundo projeções do governo, a conta dessas famílias pode ficar até 12% mais barata.

Por outro lado, o governo repassará o custo da medida para a classe média e para os grandes consumidores, como indústrias e comércios conectados à rede de média e alta tensão. De acordo com um estudo da Volt Robotics, esse grupo poderá ter aumento de até 12%.

Já os pequenos consumidores, como residências e pequenos comércios, por sua vez, podem ter uma redução de até 16% na fatura, conforme o mesmo estudo.

Agora, a Câmara e o Senado ainda precisam aprovar a MP em até 120 dias. Caso contrário, se os parlamentares não votarem, ela perde a validade.

Além disso, outro ponto da MP é a abertura do mercado livre de energia. A partir de agosto de 2026, indústrias e comércios poderão escolher sua fornecedora. Posteriormente, em 2027, a mudança será estendida aos demais consumidores.

Leia na íntegra em CNN.

Leia mais

Foto: divulgação