Inmetro e Laboratório Nacional de Metrologia da França fecham parceria
Acordo assinado em Paris, na comemoração dos 150 anos da Convenção do Metro, prevê cooperação científica e industrial.

Ednilson Maciel
Publicado em: 20/05/2025 às 06:04 | Atualizado em: 20/05/2025 às 06:04
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio de seu presidente Márcio André de Oliveira Brito, e o Laboratoire National de Métrologie et d’Essais (LNE) – o laboratório nacional de Metrologia e Ensaios da França – assinaram nesta segunda-feira (19/5) um acordo de cooperação técnica.
Dessa forma, o Laboratoire National de Métrologie et d’Essais (LNE) é o Instituto Nacional de Metrologia da França, equivalente ao Inmetro no Brasil.
Sua missão institucional é garantir a confiabilidade das medições em território francês, apoiar a inovação e a competitividade industrial, além de contribuir para políticas públicas nas áreas de segurança, saúde e sustentabilidade.
Assim, a parceria, por meio do Memorando de Entendimento (MoU), prevê cooperação científica e industrial, com foco em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico
A assinatura ocorreu em Paris, durante a visita da delegação brasileira ao LNE, na semana em que se celebraram os 150 anos da Convenção do Metro.
O novo Memorando de Entendimento, assinado entre Inmetro e LNE, estabelece uma estrutura formal de cooperação científica e técnica nas áreas de metrologia e ciências da medição aplicadas à química, física e engenharia.
Após oito anos, o Inmetro renovou a parceria com o instituto francês, reforçando o compromisso com o avanço da metrologia científica e da inovação tecnológica.
Leia mais
Inmetro e Eletros: foco na regulação e competitividade do setor eletroeletrônico
Cooperação bilateral
O principal objetivo da missão foi consolidar a retomada e ampliação da cooperação bilateral em metrologia científica e industrial.
Entre os principais temas de cooperação estão:
• – Intercâmbio de informações técnicas e documentos científicos;
• – Projetos de pesquisa cooperativa e produção conjunta de dados de referência;
• – Desenvolvimento e troca de materiais de referência certificados;
• – Intercomparações de padrões nacionais;
• – Calibração de instrumentos e padrões específicos;
• – Programas de visita e intercâmbio de especialistas;
• – Coorganização de seminários, treinamentos e workshops.
Inteligência artificial
Além da cerimônia de assinatura, a agenda incluiu reunião com a diretoria do LNE, apresentações institucionais e visitas técnicas a laboratórios voltados a áreas prioritárias, como materiais de referência certificados, inteligência artificial confiável e tecnologias baseadas em hidrogênio.
A comitiva brasileira foi composta pelo presidente do Inmetro, Márcio André Brito, pelo diretor de Metrologia Legal, Marcelo Luís Morais e pela coordenadora-geral de Comunicação Social e Relações Institucionais, Alicia Daiana Bentes.
Foto: divulgação