Norte volta a comandar CBF, agora com presidente titular

Este é Samir Xaud. Trata-se do médico infectologista e empresário de 41 anos, natural de Boa Vista, Roraima

Neuton Correa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 19/05/2025 às 06:48 | Atualizado em: 19/05/2025 às 08:08

O episódio que derrubou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF, entidade máxima do futebol nacional, já beneficia o Norte. Pela primeira vez, a Confederação Brasileira de Futebol terá um presidente da região Norte.

Este é Samir Xaud. Trata-se do médico infectologista e empresário de 41 anos, natural de Boa Vista, Roraima. Atualmente, ele preside a Federação Roraimense de Futebol (FRF). 

Ele assumiu esse cargo em janeiro deste ano, após suceder seu pai, Zeca Xaud, que liderou a entidade por quase quatro décadas. 

Do Norte saiu um presidente interino

O único da região, desde desde a criação da CBF, em 1979, foi Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes. Filho de Monte Alegre (PA), ele dirigiu a entidade entre 2017 e 2019, mas interinamente. Ele antecedeu Ednaldo Rodrigues.

No período, Coronel Nunes gerou controvérsia no dia 13 de junho de 2018 ao votar pela candidatura do Marrocos para sediar a Copa do Mundo de 2026. Dessa forma, contrariou decisão unânime da Conmebol de apoiar a candidatura conjunta de EUA, Canadá e México.

Chapa única

Pois, ontem, 18 de maio de 2025, Samir Xaud protagonizou feito que surpreendeu o mundo do futebol. Ele oficializou sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), com a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”. 

Ele saiu com o apoio de 25 das 27 federações estaduais e de 10 clubes das Séries A e B. Assim sendo tornou-se cabeça de chapa única, inviabilizando a inscrição de outros concorrentes, como Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.  

A eleição vai ocorrer no próximo domingo, dia 25 de maio de 2025. A única coisa que pode tirar esse protagonismo dele seria uma intervenção judicial. 

Leia mais

Justiça afasta presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues

Federações, como FAF, que elegeram Ednaldo, agora pedem ‘renovação’

Foto: CBF/Divulgação