Concurso público de Manaus vai contratar mil para educação

O edital está previsto para ser lançado entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026

Concurso público de Manaus vai contratar mil para educação

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 15/05/2025 às 15:40 | Atualizado em: 15/05/2025 às 15:46

Um novo concurso público de Manaus para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai contratar 1 mil vagas imediatas. Além de mais 500 para cadastro de reserva.

É o que anunciou o prefeito, David Almeida (Avante), durante a 10ª edição do Festival Olímpico da Educação Infantil, promovido pela Semed.

Conforme o prefeito, o edital está previsto para ser lançado entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026.

Dessa maneira, as oportunidades irão contemplar as áreas como:

  • professores;
  • pedagogos;
  • técnicos administrativos;
  • fisioterapeutas;
  • psicólogos;
  • assistentes sociais;
  • fonoaudiólogos;
  • arquitetos.

Dessa forma, o prefeito destacou que o concurso é cumprimento de um compromisso firmado com a população, ainda em sua primeira mensagem anual à Câmara Municipal de Manaus, e reafirmado nesta nova fase de sua gestão.

“Nós somos, hoje, referência nacional em educação básica entre as grandes cidades. Para manter esse nível, precisamos ampliar e renovar nossa rede de servidores. Este concurso é um passo decisivo para garantir qualidade, inovação e equidade na educação pública”, afirmou.

A iniciativa faz parte de um plano maior para erradicar o analfabetismo em Manaus até 2025, meta já reconhecida pelo Ministério da Educação. Hoje, a capital amazonense apresenta índice de 2,9%, o menor do Estado e abaixo da média nacional para capitais, que é de 7,5%.

“A educação é o coração da nossa gestão. A quem quer fazer parte da melhor rede educacional entre as maiores cidades do Brasil, essa é a chance. Estamos abrindo as portas para novos talentos que desejam transformar vidas por meio da educação”,

reforçou David Almeida.

Sobretudo, desde 2021, Manaus vem conquistando resultados inéditos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), expandindo projetos estruturantes como o “Aprende Mais”, que fortalece leitura, escrita e oralidade já na educação infantil.

Portanto, o novo concurso dará fôlego a essa política, garantindo continuidade e qualidade à educação pública municipal.

Leia mais

Servidores de 62 escolas de Manaus ganham bônus por metas atingidas

Foto: Antonio Pereira/Semcom