Âmbar Energia fecha compra de 12 usinas da Eletrobrás no Amazonas

Transação consolida a posição da empresa como a segunda maior geradora privada de energia a gás natural do país

Usina Termoelétrica de Jaraqui,  em Manaus

Mariane Veiga

Publicado em: 14/05/2025 às 19:39 | Atualizado em: 14/05/2025 às 20:08

A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, divulgou neste dia 14 de maio que concluiu hoje a aquisição de 12 usinas termoelétricas no Amazonas.

Conforme a empresa, que negocia a aquisição da distribuição da concessionária Amazonas Energia, a compra das unidades, que pertenciam à Eletrobrás, fortalece o seu portfólio de geração a gás natural, que também conta com usinas hidrelétricas, solares, a biomassa, a biogás e a carvão mineral.

Somadas, as 12 usinas que passam a pertencer hoje à Âmbar têm capacidade instalada de 1.559 megawatts (MW).

“Esta transação amplia nosso parque gerador com ativos estratégicos para nosso portfólio, que são fundamentais para a segurança energética”, afirmou o presidente da Âmbar Energia, Marcelo Zanatta.

Leia mais

Âmbar Energia começa a operar em Manaus no 13 de maio

O negócio

A conclusão do negócio inclui a transferência da totalidade de ativos e direitos detidos pela Eletronorte, subsidiária da Eletrobrás, nas unidades Mauá III, Rio Negro (em projeto), Aparecida, Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga, Cristiano Rocha, Manauara, Jaraqui, Tambaqui e Ponta Negra.

Zanatta ressaltou a relevância do gás natural como uma fonte essencial para o Brasil.

“Esse é um combustível fundamental para a transição energética segura no país, garantindo flexibilidade e confiabilidade ao sistema elétrico nacional”.

O negócio foi assinado e anunciado em junho de 2024. A conclusão da venda da unidade termelétrica Santa Cruz (500 MW), no Rio de Janeiro, que também faz parte do portfólio da Eletrobrás, aguarda a aprovação regulatória.

Foto: Marcio Fernandes/Benco/reprodução