Wilson Lima vai hoje à região de ‘guerra PF x garimpeiros’

Governador do Amazonas visita hoje Manicoré e Humaitá, onde garimpeiros ameaçam resistir à bala às operações da PF

Governador cumpre agenda nesta quarta-feira em Manicoré e Humaitá

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 14/05/2025 às 06:06 | Atualizado em: 14/05/2025 às 08:12

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), embarca nesta quarta-feira (14) para o Sul do estado.

O deslocamento se dá em meio a um clima de tensão crescente provocado pela atuação de garimpeiros ilegais e pelas recentes operações da Polícia Federal (PF) contra a extração de ouro na região.

A viagem oficial inclui compromissos nos municípios de Manicoré e Humaitá. Está cercada de cuidados com a segurança. O chefe da Casa Militar do Estado, coronel Fabiano Bó, deslocou-se para Humaitá. Essa movimentação reforça a preocupação com o estado de tensão na região a presença do governador no local.

PF x garimpo ilegal

Nos últimos dias, a presença da PF em áreas de garimpo tem provocado reações de resistência por parte de moradores. Isso acendeu o alerta entre autoridades estaduais e federais. O receio é que o clima hostil interfira na rotina institucional e traga riscos à integridade das equipes em solo.

Apesar da tensão, Wilson Lima decidiu manter a programação prevista.

Leia mais

Cenário de guerra em Humaitá. Garimpeiros reagem à Polícia Federal

Manicoré

Em Manicoré, a agenda inclui entregas de ajuda humanitária a famílias afetadas pela enchente, a possível entrega do hospital do distrito de Matupi (caso os ajustes finais estejam concluídos) e a inauguração de serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem no bairro 11 de Maio.

Humaitá

Já em Humaitá, o governador participará da inauguração da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do município e do lançamento do programa “Asfalta Amazonas” na cidade. Também estão previstas entregas de kits e benefícios para famílias atingidas pela cheia dos rios.

Presidente do TJ-AM está em Humaitá

Um dos destaques da agenda em Humaitá será a inauguração do novo fórum de Justiça da cidade. O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Jomar Fernandes, acompanhará o evento pessoalmente. Ele fez questão de estar presente. É que o magistrado já atuou no município no início de sua carreira como juiz. O evento de inauguraçao será amanhã, quinta-feira, 15.

A viagem, em um momento delicado para a região, representa um esforço do governo do estado para manter a presença institucional no Sul do Amazonas. Dessa forma, quer e reforçar ações de infraestrutura e assistência à população, mesmo diante das tensões provocadas pela repressão ao garimpo ilegal.

Foto: reprodução/rede social