Bancada do Amazonas racha votos para livrar Ramagem no STF

Três deputados disseram sim para trancar ação penal que envolve também Bolsonaro.

Bancada do Amazonas racha votos para livrar Ramagem no STF

Ednilson Maciel,

Da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 08/05/2025 às 09:32 | Atualizado em: 08/05/2025 às 10:55

Na aprovação do plenário da Câmara dos Deputados na noite desta quarta-feira, 7 de maio, ao trancamento da ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin no governo Bolsonaro, a maioria da bancada parlamentar do Amazonas disse “sim”.

Na aprovação por 315 votos favoráveis e 143 contrários, foram favoráveis os deputados Adail Filho (Republicanos), Alberto Neto (PL) e Pauderney Avelino (União Brasil).

Votaram contra o trancamento Sidney Leite (PSD) e Amom Mandel (Cidadania).

Átila Lins (PSD), Fausto Santos Júnior. (União Brasil) e Silas Câmara (Republicanos) se ausentaram ou se abstiveram.

Leia mais

Três do Amazonas votam pela anistia dos golpistas de Bolsonaro

Bolsonaro, o alvo

A votação teve como pano de fundo a tentativa de blindar também Bolsonaro no processo que apura a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.

Nos bastidores, parlamentares aliados de Bolsonaro viram na decisão um caminho para tentar enfraquecer os processos que também miram o ex-presidente, mas o Supremo Tribunal Federal já sinalizou que a decisão da Câmara tem efeito apenas para Alexandre Ramagem.

Ministros do STF afirmaram que a imunidade parlamentar, prevista na Constituição, não pode ser estendida a outros investigados, como Bolsonaro.

A ação contra Ramagem diz respeito ao suposto uso da Abin para espionar adversários políticos e membros do Judiciário durante o governo anterior.

A votação desta quarta gerou forte reação da oposição, que acusou a base governista e o centrão de conivência com retrocessos institucionais.

Foto/montagem: Alex Fidelis/BNC