Indústrias da ZFM anunciam expansão de produtos e empregos
DBS e Tecplam receberam visita do superintendente Bosco Saraiva

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 07/05/2025 às 21:13 | Atualizado em: 07/05/2025 às 21:16
O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, visitou com sua equipe, neste dia 7 de maio, as fábricas da DBS Indústria do Amazonas e da Tecplam Indústria Eletrônica, ambas do polo industrial da ZFM.
Conforme Saraiva, a iniciativa reforça o compromisso da Suframa em acompanhar a operação das empresas incentivadas e manter o diálogo direto com o setor produtivo.
“Esse contato direto com o setor produtivo é essencial para fortalecer nossa atuação institucional e garantir que os benefícios da ZFM se traduzam em resultados concretos para a economia regional”.
Leia mais
Suframa leva ZFM a feiras em São Paulo em busca de atrair negócios
Mobilidade elétrica
Na primeira agenda do dia, a equipe de Saraiva esteve na DBS, que atua no segmento de mobilidade elétrica com montagem de bicicletas, patinetes e motocicletas elétricas.
A empresa opera em Manaus desde 2019 e, neste ano, firmou parceria com a fabricante italiana Moto Morini, voltada à produção local de motocicletas de alta cilindrada.
- A DBS possui capacidade para montar até 100 mil unidades por ano, sendo 70 mil bicicletas elétricas e 30 mil motocicletas.
- A planta atual tem 1.500 m² e emprega 60 funcionários em um turno comercial.
- Segundo o diretor industrial Raphael Dimario, há prospecção de novos galpões para expansão de marcas e produtos.
Tecnologia e estrutura
Na segunda visita, a comitiva conheceu as instalações da Tecplam, empresa manauara especializada na montagem de placas e componentes eletroeletrônicos.
Fundada em 1997, a Tecplam atende setores diversos como linha branca, fitness e mobile.
- A empresa opera com 500 funcionários e linhas de produção em dois turnos.
- Um novo projeto visa produzir placas de reposição para linha branca e fabricar etiquetas eletrônicas, produto inédito com fabricação nacional.
- A empresa já iniciou obras em um terreno de 21 mil m², onde serão construídos três pavimentos de 8 mil m² cada, com expectativa de ampliar em 20% o quadro de colaboradores.
Saraiva disse ainda que a agenda de visitas ao polo industrial da ZFM serve para, além de “acompanhar de perto o funcionamento das empresas incentivadas, ouvir as demandas, entender os projetos em curso e colaborar para manter a competitividade do modelo”.
As visitas contaram ainda com a presença dos superintendentes-adjuntos e técnicos da Suframa e diretores das indústrias.
Foto: Suframa/divulgação