Festa da Castanha em Tefé reuniu mais de 100 mil pessoas
A Festa da Castanha em Tefé contou com shows de artistas como Simone Mendes, Pablo e Marcynho Sensação, além de atividades esportivas e culturais.

Diamantino Junior
Publicado em: 06/05/2025 às 17:17 | Atualizado em: 06/05/2025 às 17:20
O município de Tefé, no Amazonas (a 525 quilômetro da capital Manaus) viveu quatro dias inesquecíveis com a realização da 22ª Festa da Castanha.
O evento movimentou a economia, promoveu a cultura regional e atraiu um público estimado em mais de 108 mil pessoas ao longo do evento.
Com isso, consolidando-se como uma das maiores festas populares do interior do Amazonas.
Na primeira noite, cerca de 20 mil pessoas prestigiaram a abertura oficial na Praça Remanso do Boto, com apresentações culturais, atrações locais e muito orgulho pela tradição da castanha.
O segundo dia reuniu aproximadamente 28 mil pessoas, com um dos shows mais aguardados: Simone Mendes subiu ao palco e emocionou o público com seu talento, presença de palco e um repertório repleto de grandes sucessos.
Nas terceira e quarta noites, a festa alcançou seu ápice, com cerca de 30 mil pessoas por noite.
O romantismo tomou conta da terceira noite com o show de Pablo do Arrocha, e o encerramento foi em grande estilo com Marcynho Sensação, que trouxe muito piseiro, emoção e energia para fechar a edição com chave de ouro.
Castanha cross
Além das atrações musicais e culturais, a programação esportiva da Festa da Castanha 2025 também foi outro grande destaque.
A população prestigiou e participou de diversas disputas esportivas, como o Castanha Cross, o torneio da Castanha de Skate, a tradicional corrida de pedestres Professor Raimundo Moura.
Além de competições de handebol, vôlei, basquete, futsal, tênis de mesa, queimada, pipa e outras modalidades. O incentivo ao esporte fez parte essencial da festa, envolvendo atletas de todas as idades e promovendo inclusão e saúde.
Rainha da Castanha

Outro momento marcante foi o concurso da Rainha da Castanha, que consagrou Janaína Barão como símbolo da beleza e da tradição feminina amazônida. Também foram realizadas diversas apresentações artísticas, ações sociais, feira gastronômica e exposições culturais durante todos os dias de programação.
Por fim, o prefeito de Tefé, Nicson Marreira agradeceu a todos os moradores, visitantes, turistas, artistas, atletas e servidores que fizeram parte dessa edição memorável.
De acordo com o prefeito, a festa da Castanha entra para a história como um evento grandioso, que reafirma o compromisso com a cultura, o esporte, a tradição e o bem-estar do povo tefeense. Marreira aproveitou para convidar a todos para a festa de 2026.

Fotos/: divulgação