MP quer que TCU dê 15 dias para INSS devolver recursos de aposentados

Representante do MP diz que o caso da farra do INSS é grave e “pode vir a causar prejuízos incalculáveis à vida de diversos beneficiários”.

MP quer que TCU dê 15 dias para INSS devolver recursos de aposentados

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 06/05/2025 às 16:26 | Atualizado em: 06/05/2025 às 16:26

O subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) dê prazo de 15 dias para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devolva os descontos indevidos de aposentados e pensionistas.

Conforme o Metrópoles, a solicitação, protocolada nesta terça-feira (6/5), também inclui a indicação da origem de recursos.

Assim, para o representante do Ministério Público (MP) junto ao TCU, o caso da farra do INSS é grave. Conforme ele “pode vir a causar prejuízos incalculáveis à vida de diversos beneficiários”.

“Os efeitos diretos na realidade desses aposentados pelos descontos financeiros indevidos devem ser analisados em conjunto, inclusive, com a idade avançada desses beneficiários. Não deve ser aventada a permissão a qualquer tipo de morosidade na devolução dos valores que são a eles legalmente devidos! Se mostra inaceitável cogitar que deverá ser aguardada a interação do governo com entidades que estão envolvidas em esquema cruel que desviou dinheiro de setores vulneráveis, para que só aí esses sejam ressarcidos com valores que lhes são de direito”, escreveu Furtado.

Leia mais

Lula diz que entidades que lesaram aposentados serão obrigadas a devolver dinheiro

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil