Amazonas pode ganhar mais 2 deputados federais neste 5 de maio
Projeto para redistribuição das cadeiras está na pauta urgente da Câmara.

Ednilson Maciel, da redação do BNC Amazonas
Publicado em: 04/05/2025 às 11:43 | Atualizado em: 04/05/2025 às 11:43
Com a primeira pauta do dia na Câmara para segunda-feira (5), o Amazonas poderá ganhar mais dois deputados com o projeto de lei complementar (PLP) nº 177, de 2023.
É que o projeto busca alterar a quantidade e representatividade entre os parlamentares da Casa, a partir de 2027.
Segundo o Brasil de Fato, a medida atende uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que atende um pedido do governo do Pará.
Dessa forma, determina a redistribuição das atuais 513 cadeiras da Câmara com base no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Assim, a ação fixou o prazo de 30 de junho de 2025 para o Congresso aprovar a redistribuição. Caso não seja aprovada, o Tribunal Superior Eleitoral ficará autorizado a redistribuir as vagas via resolução.
Como resultado, a saída seria ampliar em 14 o número total de postos de deputados federais para atender às bancadas cujos estados registraram aumento populacional.
Nesse sentido, a Câmara abrigaria 527 membros.
Sobretudo, sete estados ganham cadeiras e outros sete perdem.
Assim sendo, a lista de aumento aponta Santa Catarina (+4); Pará (+4); Amazonas (+2); além de Ceará, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso (+1 cada). Já na lista de perdas estão Rio de Janeiro (-4); Rio Grande do Sul, Piauí, Paraíba, Bahia (-2 cada); e Pernambuco e Alagoas (-1 cada).
Leia mais no Brasil de Fato.
Leia mais
Amazonas pode ter mais dois deputados federais na eleição de 2026
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados