Oposição na Câmara dos Deputados quer CPI do INSS
Colegiado proposto vai investigar as fraudes de deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/04/2025 às 16:19 | Atualizado em: 30/04/2025 às 16:30
A oposição ao governo do presidente Lula da Silva (PT) na Câmara pediu nesta quarta-feira (30) a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades no INSS.
Dessa forma, o colegiado proposto vai investigar as fraudes de deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas.
Conforme o Estadão, ao todo, 185 deputados assinaram o requerimento. Deles, 81 integram partidos que possuem ministérios no governo.
Por exemplo, do União Brasil são 25 assinaturas. Do PP e do Republicanos, 18 cada. No MDB, os favoráveis à CPI são 11, e no PSD, nove.
Nesse sentido, o partido com mais signatários é o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 82 dos 91 deputados da bancada apoiando a CPI.
Ainda segundo a publicação, a decisão de instaurar ou não o colegiado cabe ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Desse modo, até o momento, nenhuma CPI foi aberta desde que o novo chefe da Casa legislativa assumiu a função, em fevereiro deste ano.
A “CPI das Fraudes do INSS” é de autoria do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO).
Assim, a proposta de criação do colegiado foi uma reação após a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagrarem uma operação que identificou um esquema de cobranças irregulares que soma, segundo apurado, R$ 6,3 bilhões em desvios entre 2019 e 2024.
Leia no Estadão.
Leia mais
INSS identificou fraudes ao menos 8 meses antes da PF e CGU
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil