Ligação viária inaugurada pelo estado é marco para mobilidade urbana
A obra ainda inclui drenagem, moradia, grafite e estação de tratamento que atenderá 220 mil pessoas.

Adrissia Pinheiro, por Marcellus Campelo*
Publicado em: 30/04/2025 às 13:10 | Atualizado em: 30/04/2025 às 13:10
A inauguração da ligação viária entre as avenidas Silves e Maués, na zona sul de Manaus, representa um marco significativo na mobilidade urbana da capital amazonense.
Executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a obra, inaugurada pelo governador Wilson Lima, integra um conjunto de intervenções que visam modernizar e otimizar o tráfego na cidade.
Tenho muito orgulho de fazer parte desse projeto, liderando uma equipe que não mediu esforços para dar a essa obra a dimensão desejada pelo governador. Mais do que melhorar a mobilidade urbana, é uma obra que permite avanços no saneamento básico da cidade, com as intervenções de macrodrenagem, prevê infraestrutura de esporte e lazer para as comunidades e conjuntos habitacionais para as famílias reassentadas.
Com um investimento de R$ 103 milhões, a nova via, localizada entre os bairros Betânia e São Lázaro, possui extensão de um quilômetro e foi projetada para melhorar o fluxo de veículos, especialmente os de carga pesada, entre o Distrito Industrial e o centro da cidade, na área da Manaus Moderna, reduzindo em até 40% o tempo de deslocamento nesse trajeto.
A nova via faz parte do maior pacote de obras de mobilidade urbana já realizadas pelo estado. São mais de 40 quilômetros de novas avenidas na capital, desde a zona leste até o centro da cidade, abrangendo o Rodoanel Metropolitano de Manaus, o famoso Rapidão.
As intervenções viárias possibilitam a conexão entre pontos importantes da cidade, como o Polo Industrial de Manaus (PIM), o centro e o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Desafogam corredores estratégicos, como as avenidas Rodrigo Otávio e André Araújo, normalmente sobrecarregadas pelo intenso fluxo de veículos de carga e transporte coletivo. Facilitam a logística para as indústrias do PIM e a vida de todos na cidade.
A entrega da nova ligação viária mostra o compromisso do governador com a população, já que trata-se de uma obra complementar às intervenções do antigo Prosamim II, encerrado em 2016. Deveria ter sido realizada naquela etapa do programa, tornando-se um passivo assumido por ele e concluído já nessa nova fase como Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).
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A obra inclui urbanização, sistema viário, com pavimentação de uma via dupla com três faixas em ambos os sentidos, calçadas, acessibilidade, paisagismo e pontos de ônibus, contribuindo para a fluidez do trânsito e a segurança dos pedestres. Envolve, também, drenagem e macrodrenagem ao longo do trecho do Igarapé do Quarenta, deixando-o livre de alagações.
A qualificação urbanística é uma marca forte do projeto e está presente, inclusive, nos muros das praças do local, que receberam desenhos em grafite assinados por ‘Gnos’ (Jonison Oliveira), exaltando a Amazônia. A ação contou com a parceria da Central Única das Favelas (Cufa). As residências próximas à área de intervenção viária também foram contempladas com pintura, contribuindo para a valorização do espaço urbano.
A parte esportiva e de lazer ganhou destaque no projeto, com a revitalização do complexo que inclui o campo Noroeste, Arena Betanhão e a Arena Multiuso da Betânia. Os espaços estão, agora, sob a gestão da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), para funcionar com mais um núcleo do Programa de Esporte e Lazer na Capital e no Interior (Pelci), e como local para uso da comunidade.
Outro destaque da obra é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, em área cedida pelo estado. A unidade, sob responsabilidade da concessionária Águas de Manaus, deverá atender cerca de 220 mil moradores e será conectada à rede que está sendo construída nas zonas sul e leste da capital, pelo Prosamin+.
Além de tudo o que representa para o saneamento e mobilidade urbana da cidade de Manaus, a obra chama atenção, ainda, pelo seu impacto social. Do local, foram reassentadas mais de 1,3 mil famílias, cerca de 6 mil pessoas que viviam em palafitas, a maioria em condições insalubres, às margens do Igarapé do Quarenta.
Essas famílias foram reassentadas em áreas seguras, contempladas com soluções de moradia, que incluem indenizações, bônus e auxílio-aluguel, enquanto aguardam a residência definitiva, proporcionando-lhes uma melhoria significativa na qualidade de vida.
A nova moradia, para muitos, representa, inclusive, o acesso a serviços como coleta de lixo e transporte público, que antes não conseguiam usufruir. Os relatos são de emoção por se sentirem, agora, efetivamente incluídos, parte da sociedade, e de poder contar com um local seguro para morar e criar os filhos.
As soluções de moradia para os que são reassentados também incluem os conjuntos habitacionais que estão sendo erguidos pelo Governo do Estado. No local das obras, dois terrenos remanescentes serão utilizados para a construção de 160 novas unidades, divididas em dois conjuntos de 96 e 64 apartamentos.
Esses projetos fazem parte do Prosamin+ e visam atender às famílias reassentadas, inclusive das comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, zona sul. Também está sendo entregue, em breve, o Residencial Maués, na Cachoeirinha, zona sul.
A ligação viária entre Silves e Maués, portanto, mais do que uma obra de infraestrutura, é um exemplo de como intervenções urbanas podem transformar positivamente a vida dos cidadãos. Ao melhorar a mobilidade, promover o desenvolvimento econômico e proporcionar habitação digna, o projeto contribui para uma Manaus mais moderna, inclusiva e sustentável.
*O autor é engenheiro civil, especialista em Saneamento Básico e em Governança e Inovação Pública; exerce, atualmente, os cargos de secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano – Sedurb e da Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE.
Foto: divulgação