Lima apresenta avanços na saúde do Amazonas e quer apoio federal
Governador quer apoio federal para ampliar ações como telessaúde, barco-hospital e antecipação da vacinação da gripe.

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 30/04/2025 às 11:17 | Atualizado em: 30/04/2025 às 11:18
Em reunião neste dia 29 de abril com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em Brasília, o governador Wilson Lima apresentou os avanços do programa Saúde Amazonas e reforçou a necessidade de apoio do governo federal para ampliar as ações no setor.
Lima destacou iniciativas voltadas à modernização e descentralização do atendimento, com ênfase no uso da telessaúde para reduzir filas, na implantação de UTI em municípios e na atuação do barco-hospital São João XXIII, que leva atendimento hospitalar a comunidades ribeirinhas.
“Nós viemos trazer ao ministro os avanços que estamos fazendo na saúde, sobretudo com a implantação da telessaúde, o atendimento no interior com o barco-hospital e, também, a implantação de UTI. É importante que o ministério esteja envolvido nesse processo para que haja a habilitação e participação do SUS”,
afirmou o governador.
Nesse sentido, o programa Saúde Amazonas, lançado em 2020, tem como objetivo reordenar e modernizar a rede pública de saúde do estado.
Assim, entre as ações apresentadas ao ministro estão a redução das filas do sistema de regulação (Sisreg) por meio do Saúde AM Digital — que já leva teleconsultas e telediagnósticos a diversas regiões — e os investimentos na regionalização dos serviços com o programa Melhor em Casa e a criação de novos leitos de UTI e UTI neonatal no interior.
Leia mais
Governo do Amazonas inicia repasse de recursos da saúde aos municípios
Calendário de vacinação
Outro ponto discutido foi o fortalecimento da campanha de vacinação contra a gripe.
Dessa forma, o governador pediu que o calendário de imunização do Amazonas seja fixado para o segundo semestre, considerando as características climáticas da região.
“Neste ano, de forma definitiva, o nosso calendário de vacinação vai começar em agosto, que é quando a cepa estará disponível para o Amazonas”, disse Lima.
Além disso, a reunião também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade; do deputado federal Fausto Santos Júnior; e da secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud.
Foto: Diego Peres/Secom