Eleitor evangélico: Omar Aziz aposta no discurso da prosperidade
Pré-candidato ao Governo do Amazonas em 2026, Aziz parece calibrar seu discurso para dialogar com essa parcela do eleitorado.

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 29/04/2025 às 08:45 | Atualizado em: 29/04/2025 às 08:45
Em entrevista ao programa “Manhã de Notícias”, no dia 28 de abril, o senador Omar Aziz (PSD) ressaltou o uso da palavra “prosperidade”, que aparece em vários momentos.
Pré-candidato ao Governo do Amazonas em 2026, Aziz parece calibrar seu discurso para dialogar com o público evangélico.
Afinal, esse segmento representa parcela crescente do eleitorado brasileiro, especialmente no Amazonas.
Ao comentar o movimento “Amazonas mais forte de novo”, que vai nortear o discurso de campanha, o senador destacou a importância de oferecer “oportunidade, perspectiva e, principalmente, o jovem ter prosperidade”.
A escolha do termo, portanto, não parece ter sido aleatória. Nas últimas décadas, o conceito de “prosperidade” se tornou central nos discursos das igrejas neopentecostais, que associam fé, sucesso financeiro e ascensão social — valores caros a um eleitorado conservador e em expansão.
Aziz também citou a palavra ao falar da retomada das obras da Cidade Universitária, projeto que iniciou como governador (2010-2014) e não foi concluído pelos posteriores.
“Se você quer prosperidade para um jovem hoje, além da educação, você tem que abrir espaço”, afirmou.
Aziz associou educação, tecnologia e inovação a caminhos para o progresso individual, em uma narrativa que ressoa com o ideário da “prosperidade” difundido no meio evangélico.
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A aposta do pré-candidato não é isolada. No contexto político atual, diversos candidatos vêm ajustando seu discurso para se conectar com os valores e a linguagem desse público.
Para Aziz, falar em prosperidade pode significar não apenas reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento econômico do estado, mas também se posicionar mais próximo de uma base eleitoral que valoriza o sucesso pessoal como reflexo de mérito e bênçãos divinas.
Com o “Amazonas mais forte de novo”, ele sinaliza que a busca pela retomada do protagonismo do estado passa, necessariamente, por um discurso alinhado às expectativas de um novo Amazonas: mais conservador, mais evangélico e sedento por oportunidades de ascensão social.
Foto: reprodução/TV