Pequeno herói de 9 anos salva irmã de 1 ano da morte em Manaus
Aluno do programa Bombeiro Mirim, Benjamin Noah aplicou técnica que aprendeu no curso e emocionou a família

Mariane Veiga, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 28/04/2025 às 20:55 | Atualizado em: 28/04/2025 às 21:50
O domingo de 28 de abril parecia comum para a família de Benjamin Noah, de apenas 9 anos, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.
Mas, tudo mudou durante o jantar.
Ao perceber que a irmãzinha de apenas 1 ano estava engasgada, o menino agiu rápido e salvou a pequena com uma manobra que aprendeu no programa educacional Bombeiro Mirim, oferecido pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas.
A mãe de Benjamin, a contadora Luciane Dantas, de 30 anos, conta que o susto foi grande, mas a coragem do filho falou mais alto.
“Ele foi nas costinhas dela, fez a manobra e, na hora, ela colocou o pedaço da batata para fora. Eu já tinha tentado, sem sucesso. Foi um alívio imenso”, relembra, emocionada.
O pai do menino, o empresário Felipe Araújo, de 31 anos, também ficou impressionado com a tranquilidade do filho.
“Ele estava preparado, agiu com calma e salvou a irmã. Foi um momento de tensão que se transformou em felicidade e orgulho”, disse.
Leia mais
Coari vai ganhar unidade do Bombeiros, anuncia vice-prefeito
Lição aprendida
Aluno da unidade do Bombeiro Mirim no Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente, Benjamin aplicou a manobra de Heimlich — ensinada no curso dentro da disciplina de obstrução de vias aéreas por corpo estranho.
A militar Hanna Lopes, instrutora do Bombeiro Mirim há três anos, se emocionou ao saber da história.
“É gratificante ver que eles absorvem o que ensinamos e aplicam quando mais precisam. Ele salvou uma vida, e isso não tem preço”.
Leia mais
Programa Bombeiro Mirim forma mais de 590 alunos em 2024
Salvar vidas
O programa Bombeiro Mirim busca formar crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos para agir com cidadania, responsabilidade e espírito de liderança.
De 2022 a 2024, mais de 3 mil jovens participaram da iniciativa, que tem 288 horas de carga horária distribuídas ao longo de oito meses.
Graças ao que aprendeu no projeto, Benjamin mostrou que heroísmo não tem idade e juntou coragem, conhecimento e amor ao próximo para um fato marcante na sua vida.
Com informações da Secom/governo
Foto: Secom/divulgação